quinta-feira, 9 de abril de 2015

RECIFE

Estudantes autistas começam a ter aulas com robôs humanoides

De forma pioneira nas redes municipais de ensino do Brasil, a robótica será utilizada como instrumento no atendimento escolar para o desenvolvimento dos autistas




Do JC Online

Como parte do programa Robótica na Escola, o grupo poderá interagir, em sala de aula, com os robôs humanoides / Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Como parte do programa Robótica na Escola, o grupo poderá interagir, em sala de aula, com os robôs humanoides

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Os estudantes autistas da rede municipal de ensino do Recife ganham um importante reforço para sua inclusão pedagógica, a partir desta quinta-feira (9). Como parte do programa Robótica na Escola, da Secretaria de Educação, o grupo poderá interagir, em sala de aula, com os robôs humanoides. A iniciativa será lançada na Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira da Cruz, no bairro da Cohab, Zona Sul da cidade.

De forma pioneira nas redes municipais de ensino do Brasil, a robótica será utilizada como instrumento no atendimento escolar para o desenvolvimento dos autistas. Em março, foram realizadas formações com 27 professores para o uso dos robôs no aprendizado dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Na primeira etapa, 45 educandos participarão das atividades, que foram planejadas de modo individual.
“As atividades podem potencializar a compreensão do ambiente e as habilidades de interação social, comunicação, atenção, motivação, organização acadêmica e de hábitos diários”, afirma o secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos. Segundo o secretário, a ação tem como base estudos teóricos de educação e experiências realizadas em países como Estados Unidos, Portugal, Inglaterra e México.
AUTISMO - É um transtorno que compromete o desenvolvimento normal da criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e linguístico. Estas crianças também apresentam reações diferentes relacionadas a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar. Elas relacionam-se com pessoas, objetos ou eventos de uma maneira não usual. A linguagem algumas vezes é atrasada ou não se manifesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário