quarta-feira, 8 de abril de 2015

METEOROLOGIA

Clarões vistos no Grande Recife são reflexos de relâmpagos ocorridos no Agreste

Evento foi gerado pelo encontro, no Agreste do Estado, de dois núcleos de instabilidade atmosférica que se deslocaram de pontos distintos do Nordeste




Do JC Online

Moradores de várias cidades da RMR relataram ter visualizado o evento / Foto: Mirela Andrade/Cortesia

Moradores de várias cidades da RMR relataram ter visualizado o evento

Foto: Mirela Andrade/Cortesia

Um raro fenômeno meteorológico ocorrido no interior do Estado e que pôde ser notado até no Recife e Região Metropolitana deixou os pernambucanos intrigados na noite desta terça-feira (7). O que teria causado os vários clarões vistos no céu por volta das 20h? Esse foi um dos questionamentos mais frequentes nas redes sociais de quem visualizou os episódios.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o evento foi gerado pelo encontro, no Agreste do Estado, de dois núcleos de instabilidade atmosférica que se deslocaram de pontos distintos do Nordeste. "Um dos núcleos, que estava em Alagoas, se deslocou para o norte e o outro, que se encontrava na Paraíba, migrou para o sul. Ambos se encontraram em Pernambuco gerando uma grande área de instabilidade. É comum esses núcleos se formarem separadamente, mas o encontro deles é extremamente raro", explicou Fabiano Prestrelo, meteorologista da Apac.

Ainda de acordo com Prestrelo, o fenômeno pode gerar chuva forte, relâmpagos e até mesmo granizo nos locais onde ocorre. Como a área instável é muito grande, diz o meteorologista, os clarões do Agreste puderam ser percebidos na Região Metropolitana.
"Devido ao ocorrido, emitimos um alerta de chuvas fortes nas próximas 24 horas para as defesas civis de várias cidades da região. Em Poção, por exemplo, choveu 100 milímetros nas últimas 72 horas. A média mensal do município para todo o mês de abril é de 108 milímetros", pontuou Prestrelo. O meteorologista informou ainda que municípios como Pesqueira, Sanharó, Alagoinha, Bom Conselho, Capoeira, e Caetés também podem ter precipitação acima da média, principalmente durante a madrugada desta quarta-feira (8).
Bem humorados, internautas usaram suas contas no Twitter para brincar com os clarões que iluminaram a noite da RMR. Confira abaixo algumas interações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário