terça-feira, 28 de abril de 2015

Fábrica da Jeep em Goiana inaugurada nesta terça-feira

Cerimônia de inauguração contará com presença de Dilma e Paulo Câmara

- Da Folha de Pernambuco

Ademar Filho/Divulgação
Polo Automotivo Jeep engloba fábrica da FCA e parque de fornecedores em área construída de 260 mil m²
O pontapé inicial do Polo Automotivo Jeep, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, será dado, oficialmente, nesta terça-feira (28). Carro-chefe da sonhada nova cadeia produtiva do Estado, a unidade tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano (45 por hora, podendo chegar a 60) e flexível para a produção de diversos modelos simultaneamente, a fábrica da Jeep é resultado de um investimento de cerca de R$ 7 bilhões, dos quais R$ 4 bilhões foram somente para a fábrica. Hoje, a planta emprega 5.345 funcionários (dos quais 80% são pernambucanos), entre a fábrica e o parque de fornecedores - composto por 16 empresas -, número que deve dobrar quando estiver funcionando em plena operação.
A cerimônia de inauguração da planta pernambucana, que acontece nesta terça-feira, mostra a relevância do empreendimento, que além de outros estados foi disputado por outros países, como o México. Estarão presentes a presidente da República, Dilma Roussef, o governador do Estado, Paulo Câmara, o prefeito de Goiana, Fred Gadelha, o ministro do Desenvolvimento Econômico, Armando Monteiro Neto, o CEO da Fiat-Chrysler Automobilies (FCA), Sérgio Marchionne, do presidente da FCA para a América Latina, Cledorvino Belini, além de prefeitos das cidades vizinhas da região, demais autoridades do Governo Federal, empresários e funcionários da Jeep, totalizando cerca de 1.300 convidados.
Durante a cerimônia, que terá início ao meio-dia, os convidados realizarão uma visita à fábrica, apresentada como a mais moderna do grupo. A unidade é a primeira após a fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), além de ser pioneira fora dos Estados Unidos (EUA). O Renegade será a reestreia da Jeep em Pernambuco, trinta e nove anos depois do Jeep CJ-5, conhecido como “Chapéu de Couro”, que chegou a ser produzido na fábrica Willys no município de Jaboatão dos Guararapes. O novo modelo, que sairá da planta pernambucana para conquistar o Brasil e a América Latina, foi lançado no final de março e chega com força no mercado dos SUVs.
A fábrica foi apresentada nesta segunda-feira (27), numa espécie de avant-premiére, para a imprensa nacional e latino-americana. Foram apresentados os principais motivos para a instalação da fábrica em Pernambuco e as ações sociais e educacionais que o grupo vem desenvolvendo junto à região, como os 78 cursos de conhecimento automotivo e a pós-graduação em Engenharia Automotiva que será oferecida pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Durante a apresentação, o diretor de engenharia e manufatura da fábrica Jeep em Goiana, Danny Monti, anunciou que o segundo turno de produção deve ser iniciado nos próximos meses. Para isso, continuou Monti, o consumo de 20 Megawatts (MW), referente à linha de transmissão de energia de 69 Kilovolts (kv), deve aumentar para 80 (MW). “Ao final de 2016, a linha de transmissão de energia deve passar para 230 Kv. O Governo será responsável por essa linha, que será específica para a FCA”, afirmou. Monti também adiantou que a pista de provas ficará pronta até o fim deste ano. “Vamos começar as obras após o período de chuvas. Com a pista de teste, vamos medir o consumo, a funcionalidade e a confiabilidade do carro”, afirmou. “Também ao final de 2015, a 25 quilômetros ao Sul, em direção ao Recife, estará pronto o Supplier Park 2 (parque de fornecedores) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento”, complementou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário