domingo, 12 de abril de 2015

CLÁSSICO

Sport e Bahia decidem quem avança para final da Copa do Nordeste

Dois clubes já disputaram quatro decisões do Nordestão na história da competição




Do JC Online

Se empatar com gols, Sport se classifica para a decisão do Nordestão / Guga Matos/JC Imagem

Se empatar com gols, Sport se classifica para a decisão do Nordestão

Guga Matos/JC Imagem

Finalistas em quatro edições, cada um, Sport e Bahia buscam mais uma decisão da Copa do Nordeste, neste domingo, a partir das 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Na quarta-feira, as equipes protagonizaram uma grande partida na Ilha do Retiro, mas o placar ficou em branco. Um novo 0x0 leva o confronto para os pênaltis. Empate com gols garante aos rubro-negros a classificação. Os baianos só passam no tempo normal em caso de vitória.
Quem se classificar pega o Ceará, que eliminou o Vitória, neste sábado, em pleno Barradão, ao empatar por 2x2. No primeiro jogo, em Fortaleza, havia ocorrido empate por 0x0.
O Sport, finalista da Copa do Nordeste em 1994, 2000, 2001 e 2014, tem desfalques para a partida na Fonte Nova. Os volantes Rithely e Wendel receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão. Pelo mesmo motivo, o meia do Bahia Tiago Real também está fora. E o Tricolor de Aço, que decidiu o título do Nordestão em 1997, 1999, 2001 e 2002, pode ainda ficar sem o lateral-esquerdo Patric, com uma lesão muscular. Sua presença ou não em campo será definida apenas momentos antes de a bola rolar em Salvador.
O técnico do Sport, Eduardo Baptista, confirmou que Ronaldo e Rodrigo Mancha serão os substitutos dos suspensos na cabeça de área, mas fez mistério quanto a uma peça de seu sistema ofensivo – setor que ficou devendo na partida da Ilha. Felipe Azevedo, Mike e Neto Moura disputam uma vaga, com ampla vantagem para o primeiro. No mais, o time é o mesmo do embate da ida, inclusive com o meia-atacante Élber, que se recuperou das dores no ombro esquerdo.
O comandante do time baiano, Sérgio Soares, seguiu a mesma linha de Eduardo Baptista e não anunciou quem herda o lugar do meia Tiago Real, muito menos disse qual time mandará a campo. Uma coisa, no entanto, é certa: a presença de seu trio de ataque – Maxi Biancucci, Kieza e Leo Gamalho, que juntos marcaram 23 dos 32 gols do Tricolor de Aço na temporada.
No discurso, as duas equipes prometem uma postura ofensiva na tarde deste domingo, repetindo o que fizeram no confronto de ida. Precisando da vitória a todo custo, o Bahia aposta no fator-casa para encurralar o Leão. Os rubro-negros, por sua vez, querem se aproveitar dos espaços na defensiva baiana para contra-atacar em velocidade e assim surpreender.
Para isso, o ataque do Sport deve ter Felipe Azevedo na vaga de Mike, que ofensivamente anda devendo. Já Samuel, que desperdiçou duas chances claras no primeiro encontro com os baianos, permanece como o homem de referência no setor, com Joelinton ficando como opção na reserva.
“Felipe Azevedo tem características parecidas com as de Mike, mas tem mais experiência. Isso é importante numa reta decisiva como a que estamos vivendo agora. A grande questão é saber se Felipe está recuperado fisicamente”, disse Eduardo, que cogitou a entrada de Neto Moura na vaga de Mike para reforçar a marcação do meio-campo.
Autor de quatro gols no ano, Felipe Azevedo sofreu lesão no joelho direito num treino em 18 de março, quando vivia um grande momento com a camisa do Sport. Foram pouco mais de duas semanas afastado. Sobre suas condições físicas, o centroavante garantiu que está pronto. “Estou bem, me sinto pronto inclusive para iniciar a partida. Se ele (Eduardo) quiser me utilizar, estou à disposição. Quero muito contribuir com o time.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário