terça-feira, 28 de abril de 2015

POLO AUTOMOTIVO

Dilma em Goiana para inaugurar fábrica da Jeep

A petista, que chegou acompanhada do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e do governador do Estado, Paulo Câmara, pode anunciar medidas a respeito do Arco Metropolitano




Dilma conheceu as instalações da fábrica da Jeep, em Goiana / Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem


Dilma conheceu as instalações da fábrica da Jeep, em Goiana

Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

Após quatro anos desde o início das negociações até o final da instalação, a fábrica da Fiat Chrysler (Jeep), em Goiana, Zona da Mata norte, teve sua inauguração oficial nesta terça-feira (28), com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT). A petista chegou à fábrica em um helicóptero acompanhada do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e do governador do Estado, Paulo Câmara, e do senador Fernando Bezerra Coelho, todos do PSB. Também acompanham Dilma o senador Humberto Costa (PT) e o ministro Armando Monteiro Neto (PTB).

Durante a manhã, os cerca de 1.300 convidados que eram aguardados para a inauguração chegaram em vans e helicópteros. Entre os presentes, Ricardo Coutinho (PSB),  governador da Paraíba, foi um dos primeiros a chegar a Goiana. A esposa do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente de avião em agosto passado, também está presente na solenidade, acompanhada dos filhos. Após Dilma visitar as instalações da fábrica, a cerimônia de abertura teve início com a apresentação de Glória Maria, jornalista da Rede Globo, e um grupo de maracatu e caboclos de lança.
O que se espera é que a presidente anuncie a licitação para o Arco Metropolitano, principal obra viária que condicionou a instalação da fábrica em Pernambuco. Em março de 2013, a presidente anunciou que a União iria aportar os recursos necessários para construir os 77 quilômetros da estrada. Desde então, entraves burocráticos atrasaram o andamento da licitação. Com a chegada da presidente, um projeto de lei que altera uma legislação ambiental de 1986 foi aprovado com apenas três dias de tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco, um esforço evidente para acelerar o processo.
O Polo Automotivo Jeep recebeu investimento superior a R$ 7 bilhões e tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano, até 45 carros por hora. O primeiro veículo produzido no Estado é o Jeep Renegade, modelo que será vendido a partir de R$ 66.900. O complexo abriga também um Parque de Fornecedores, com 16 empresas, e empregará até o fim do ano mais de 9 mil trabalhadores, de acordo com dados do governo estadual.
Os eventos em torno da inauguração do Polo Automotivo começaram nesta semana. No último domingo (26), o governador Paulo Câmara (PSB) recebeu das mãos de Sérgio Marchionne, CEO da FCA – Fiat Chrysler Automobiles, um Jeep Renegade branco. O automóvel foi cedido à administração estadual em regime de comodato durante um jantar realizado no Palácio do Campo das Princesas.
SEGURANÇA E PROTESTOS
Equipes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e da CTTU montaram bloqueios na BR-101, principal rodovia que dá acesso ao polo, desde cedo para monitorar a entrada de veículos na fábrica. A operação deixou o trânsito bastante complicado na via.
Professores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) também estão presentes na inauguração, mas do lado de fora. Os docentes, em greve desde o início do mês, reivindicam um diálogo com o governo para tratar do aumento salarial. Em março, a Alepe aprovou o reajuste de 13,01% do piso salarial apenas para aqueles que tem magistério, contrariando a determinação nacional. O aumento só contempla 10% dos professores. Segundo o Sintepe, ficam sem reajuste 45.750 profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário