domingo, 12 de abril de 2015

OBRA VIÁRIA

Com atraso de 1 ano e 4 meses, Túnel da Abolição é aberto ao tráfego de veículos

obra deveria ter sido entregue em janeiro de 2014, bem antes da Copa do Mundo no Brasil, mas um problema com a construtora Mendes Júnior, investigada pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, além de um problema com o lençol freático da área, adiaram por pelo menos quatro vezes a inauguração da obra viária




DTúnel promete desafogar trânsito na área / Foto: Roberta Soares/JC


Túnel promete desafogar trânsito na área

Foto: Roberta Soares/JC

Após 1 ano e 4 meses de atraso, finalmente o Túnel da Abolição, que promete solucionar o problema do trânsito no cruzamento das Avenidas Caxangá com Real da Torre, foi aberto ao tráfego de veículos, na manhã deste domingo (12). A obra deveria ter sido entregue em janeiro de 2014, bem antes da Copa do Mundo no Brasil, mas um problema com a construtora Mendes Júnior, investigada pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, além de um problema com o lençol freático da área, adiaram por pelo menos quatro vezes a inauguração da obra viária. A obra teve o investimento de R$ 16 milhões e deve comportar um fluxo de 8.250 carros por hora

O grande problema é que as paredes laterais do Túnel da Abolição "minam" água. Várias bombas de sucção foram utilizadas para tentar solucionar o problema.
A abertura do Túnel neste domingo foi uma determinação do governador Paulo Câmara e pegou muita gente de surpresa, já que a liberação do espaço não tinha sido anunciada pelo governo. Com a abertura, a circulação das vias do entorno, nos bairros da Torre e da Madalena, será alterada.
O condutor que se utilizar da Rua Real da Torre, no sentido Aeroporto, Afogados e Cidade Universitária, ao entrar no túnel deve se manter na faixa da direita. Quem vai utilizar a mesma via para chegar ao Centro e ao bairro de Boa Viagem, ao entrar no túnel deve se manter na faixa da esquerda. Já o condutor que vai para a Avenida Caxangá, no sentido Camaragibe, deve-se manter na faixa da direita, sem entrar no túnel.
A Rua José Osório, que atualmente tem a circulação no sentido Avenida Beira Rio/Avenida Caxangá, volta a ter sentido duplo de circulação.
A abertura do túnel também representa mudança no itinerário dos ônibus que circulam pela localidade. Assim, o Grande Recife informa que ao todo, as 15 linhas que realizavam trajeto temporário pela Rua José Osório e Avenida Caxangá voltam a trafegar pela Rua Real da Torre, atravessando o túnel em direção à Rua João Ivo da Silva.
Com a mudança, essas linhas deixam de parar no ponto de ônibus nº 080050, localizado na Rua José Osório (do lado oposto à loja de veículos Auto Max) e passam a atender as paradas nº 180429 e nº 180427, ambas na rua Real da Torre. Apenas as linhas 425 – Barbalho (Detran) – Via Maurício de Nassau e 2460 – TI Camaragibe (Príncipe), que seguem para a Avenida Caxangá, não tiveram alteração nos itinerários e continuam a atender ao ponto de ônibus na Rua José Osório.
Para auxiliar os usuários, cartazes foram fixados nas paradas de ônibus que deixaram de ser atendidas pelas 15 linhas. Além disso, divulgadores do Grande Recife estarão em pontos estratégicos para orientar os passageiros sobre as mudanças.
Confira as linhas que tiveram seus itinerários alterados e as paradas que cada ônibus irá atender:
Linhas
313 – San Martin (Abdias de Carvalho)
314 – Mangueira
315 – Bongi
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)
331 – Totó (Jardim Planalto)
332 – Totó (Abdias de Carvalho)
341 – Curado I
Passarão a atender a parada nº 180429, situada na Rua Real da Torre, em frente ao Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire.

411 – Estrada dos Remédios
413 – Avenida do Forte
680 – Vasco da Gama/Afogados
700 – Beberibe/Afogados
800 – Dois Unidos /Afogados
870 – T.I. Xambá / T.I. Largo da Paz
914 – PE-15/Afogados

Essas linhas de ônibus atenderão a parada nº 180427, localizada na Rua Real da Torre, em frente ao Mercado da Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário