segunda-feira, 30 de março de 2015

NEGÓCIOS

Chocolate para todos os gostos e estilos

Entre as inovações para atrair o consumidor estão os ovos de Páscoa com frutas exóticas, terapêuticos e voltados para quem toma suplementos alimentares




Talita Barbosa

tbarbosa@jc.com.br

Precursora na fabricação de chocolates na Serra Gaúcha, a Caracol Chocolates, de Gramado (RS), chega ao Shopping RioMar trazendo 46 produtos.  / Foto: Caracol Chocolates/Divulgação

Precursora na fabricação de chocolates na Serra Gaúcha, a Caracol Chocolates, de Gramado (RS), chega ao Shopping RioMar trazendo 46 produtos.

Foto: Caracol Chocolates/Divulgação

A Páscoa deste ano trouxe uma série de novidades que, felizmente, vão além do aumento nos preços. Sabores diferentes, inovação nos brindes, produção caseira e produtos para novos nichos de mercado representam a tentativa da indústria de driblar a crise e agradar os consumidores. 
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o Brasil é o terceiro maior consumidor e produtor do mundo em chocolates, com consumo per capita de 2,8 kg/ano. Segundo pesquisa recente da Associação, só de lojas especializadas são 3.281 em todo o Brasil.
A Caracol Chocolates, precursora na fabricação de chocolates na Serra Gaúcha, chega ao RioMar trazendo chocolates artesanais, ovos trufados, pirulitos e figuras sem lactose ou diet, além dos ovos fabricados com sementes de chia, o que transforma o chocolate em fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos, vitaminas do complexo B e minerais. No total, a linha de produtos de Páscoa da marca gaúcha conta com 46 produtos.
O setor oferece também espaço para empreendedores que tentam aproveitar esse cenário para faturar com receitas novas e produtos caseiros. Esse é o caso de Larissa Tavares, que fatura na época fazendo ovos trufados, bolos e trufas caseiras para a Páscoa. “Os cupcakes e os ovos temáticos têm muita saída. Quando deixei meu antigo emprego, passei a me dedicar mais a isso, anuncio no Facebook e os clientes ajudam no boca a boca. As pessoas gostam porque os tradicionais são sempre o mesmo do mesmo, e nos caseiros a gente sempre inova.”
O Brasil é o terceiro maior consumidor e produtor do mundo em chocolates, com consumo per capita de 2,8 kg/ano. Só de lojas especializadas são 3.281 em todo o País.
E é de fabricação caseira um dos grandes sucessos da Páscoa deste ano. O Ovo de Bolo de Rolo, que ficou conhecido como o Ovo Pernambucano, da gastrônoma Vandly Ferraz. É desejo dos consumidores e sucesso nas redes sociais. “Sempre gostei de fazer coisas diferentes e uma amiga me deu a ideia desse ovo. Fiz umas quatro vezes até dar certo e postei no Instagram, de forma bem despretensiosa. As pessoas viram, começaram a compartilhar e hoje me ligam até de madrugada, pedindo muitos, querendo até que eu mande pra outros Estados”, afirma. O sucesso foi tanto, que ela já pensa na próxima Páscoa e está se especializando para expandir o negócio. “Vou fazer um curso em setembro e pretendo abrir o meu ateliê. As pessoas gostam mesmo de coisas novas, diferentes”.
Para conquistar a atenção do mercado, as marcas têm investido no consumidor que se sofisticou, e está mais aberto para a experimentação de novos sabores, marcas e misturas. Chocolates com frutas exóticas, Whey Protein e até mesmo terapêuticos, oferecem ao consumidor uma gama de produtos que busca agradar a todos os gostos.
“As pessoas estão se preocupando mais com a alimentação e a qualidade de vida. O chocolate terapêutico é uma das alternativas que criamos para entrar nesse mercado”, afirma Hilda Tahim, farmacêutica da Roval, marca que desenvolve chocolates sem glúten, lactose e açúcar. Pensando na mesma proposta, a Vitabrasilnet, especializada em comercialização de produtos de condicionamento físico, lançou o ovo de Páscoa de Whey, voltado para o público que faz uso do suplemento.
OUTROS PRODUTOS
Além dos tradicionais ovos de chocolate, a Páscoa oferece também uma série de outras oportunidades para quem quer ganhar algum dinheiro no período. 
A fabricação de coelhos de pelúcia, cestas de páscoa e a venda de comidas típicas do período, ideal para quem prefere não cozinhar, aumentam o faturamento na época e espantam as expectativas de retração. “Este ano já percebemos um aumento de mais de 20% nas vendas das cestas de Páscoa, e a tendência é que aumente ainda mais, porque as pessoas começaram a procurar com muita antecedência”, comenta a gerente administrativa da Felicity Cestas, Sandra Miranda.
Segundo ela, as cestas com coelhos de pelúcia e vinho são muito procuradas tanto graças ao preço, que é similar ao dos ovos, quanto pelo diferencial do produto.

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