sábado, 21 de fevereiro de 2015

EVENTO

Fica, vai ter Food Truck no RioMar

Shopping lança no próximo final de semana, nos dias 28 e 1º de março, a primeira versão do evento Lá Fora Food Park

 Lá Fora Food Park vai trazer 30 opções gastronômicas / Divulgação

Lá Fora Food Park vai trazer 30 opções gastronômicas

Divulgação

A moda das comidinhas de rua gourmetizadas, nos chamados food trucks, virou negócio de shopping. O RioMar lança no próximo final de semana, nos dias 28 e 1º de março, a primeira versão no Recife do evento Lá Fora Food Park, que já é sucesso de público em Fortaleza. 
Idealizado pela empresa cearense de live marketing, Baladeira, o Lá Fora Food Park vai trazer 30 opções de operações de rua para o estacionamento do shopping. É esperado um público de 4 mil pessoas, que vão consumir algo em torno de 10 mil refeições, numa expectativa de movimentar cerca de R$ 280 mil.
Participarão do evento operações de São Paulo, Fortaleza e também do Recife, oferecendo uma gama diversificada do que a gastronomia de rua oferece atualmente, entre sorvetes, paletas mexicanas, sanduíches, pizzas, batata frita e outras delícias. “O evento não é uma feirinha de comida. Nosso formato é inspirado nos mais de 17 park foods de São Paulo. São comidas cosmopolitas, fine foods. Trata-se de lanche com pegada gourmet, que dá esse encantamento. Os chefs que tocam esses negócios são jovens, gostam da pegada street e topam participar de projetos com esse tipo de ousadia”, explica o diretor da Baladeira Inovações, Alex Façanha. 
Além da comida, bandas instrumentais de jazz, blues e música brasileira animam o evento, que começa às 16h e termina às 22h. O negócio de Façanha é atrair empresas patrocinadoras para eventos como este, colocando o público em contato com as marcas. Por isso, a entrada é gratuita. Os lanches variam de R$ 5 a R$ 20. “Não cobramos ingresso e fomentamos as marcas. Cobramos pela locação dos espaços e o nosso investimento inicial se paga a partir da 4ª edição”, diz. Entre os patrocinadores, estão a Coca-Cola, Cerveja Sol e o próprio RioMar, que não cobra da organização pelo espaço.
Segundo Façanha, o evento funciona bastante bem no shopping pela segurança. “É um espaço seguro para um evento gratuito”, diz. O RioMar convidou Façanha para realizar o evento no Recife, depois de conhecê-lo em Fortaleza. 
Os vendedores alugam os espaços a preços entre R$ 1.500 e R$ 2.500 para todos os dias do evento. O investimento, segundo Façanha, vale a pena. “Tem truck que sai com faturamento de R$ 25 mil num final de semana”, diz. 
Ele explica que a estratégia do projeto é não investir em mídia paga. “Apostamos na força das redes sociais e na mídia espontânea da imprensa”, diz. 
Segundo Façanha, além de ser gratuito, o evento estimula a economia criativa. “Um food truck movimenta o mercado de design, ilustração, os profissionais da gastronomia, as oficinas que adaptam carros e as cozinhas customizadas. É um negócio que envolve moda e comportamento.”
Os participantes ainda estão em aberto e as operações locais que se encaixam no perfil ainda podem se cadastrar entrando em contato com a produtora. Mas há exigências. O comerciante tem de ter documentação da vigilância sanitária, CNPJ e o Curso de Boas Práticas Alimentares, conhecido como POP (Procedimentos Operacionais Padronizados). 
A preocupação com a limpeza é um dos diferenciais. Duas nutricionistas colhem sistematicamente amostras das comidas servidas e, além disso, o evento disponibiliza banheiros climatizados, mais eficientes e confortáveis em relação aos banheiros químicos.

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