quinta-feira, 25 de junho de 2015

TEMPO

Chuva provoca alagamentos e transtornos na RMR

Internautas relatam água na pista em inúmeros corredores viários do Grande Recife


Do JC Online

Pancadas de chuva foram suficientes para provocar alagamentos e trechos congestionados / Foto: Romeu Coutinho/ Via Comuniq

Pancadas de chuva foram suficientes para provocar alagamentos e trechos congestionados

Foto: Romeu Coutinho/ Via Comuniq

Os moradores do Recife e Região Metropolitana sofrem com os transtornos causados pelas chuvas que caem desde a madrugada de quinta-feira (25). O dia começou com vários pontos de alagamento. Em alguns pontos a água acumulada chega a quase 30 cm de altura. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas que atingiram o Grande Recife esta semana continuarão atuando com intensidade moderada a forte nas próximas 24 horas, não apenas no Grande Recife, como também na Zona da Mata Norte e Sul.

De acordo com a Apac, da noite dessa quarta-feira (24) até as 6h desta quinta, foram registrados 20,6 mm de chuva na capital. No entanto, as pancadas de chuva foram suficientes para provocar alagamentos e trechos congestionados. Vários internautas e leitores do Jornal do Commercio relataram que pontos da Avenida Norte, na Zona Norte da capital pernambucana, e da Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, foram tomados pela água. O mesmo ocorre nas Avenidas Engenheiro Antônio de Góes, no Pina, e Dois Rios, no Ibura, ambas na Zona Sul do Recife. 
Na avenida Agamenon Magalhães, um dos principais corredores da cidade, uma árvore caiu nas imediações do Parque Amorim, área central do Recife, bloqueando duas faixas no sentido Olinda. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) foi acionada para retirar a planta e a via foi liberada por volta das 8h30. No entanto, nesse mesmo horário o canal da Avenida tranbordou e a orientação é que os motoristas evitem a faixa de rolamento próxima ao canal.
Uma outra árvore caiu na Rua Pedro Afonso, em Santo Amaro, na área central do Recife. O oitizeiro atingiu um carro e derrubou fios deixando a área sem energia elétrica, além de bloquear a via. Os moradores da casa 240 estão impedidos de sair de casa, pois dos fios que estão no portão da residência. Na Rua da União, ainda na área central do Recife, também foi registrada a queda de uma árvore.
Na Cidade Alta, foram registrados 11,2 mm de chuva no Alto da Bondade e 9,8 mm em Rio Doce, deixando a PE-15, Avenida Presidente Kennedy e Rua Santa Terezinha também com pontos de alagamento. O Rio Beberibe, na altura da Segunda Travessa com a Presidente Kennedy, também transbordou complicando a passagem de veículos e pedestres. Em Paulista, a dificuldade maior é registrada na PE-22. O local onde caiu mais água em toda Região Metropolitana foi no município de Ipojuca, onde foram registrados 63,2 mm. Muita água na pista da BR-101, próximo ao viaduto da UFPE, e em vários pontos da BR-232, no sentido interior de Pernambuco.
Segundo a Defesa Civil do Recife e de Pernambuco, nenhuma ocorrência foi registrada por conta da chuva. Em relação ao Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, o sistema de escoamento funcionou bem e o temporal não alagou o túnel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário