terça-feira, 3 de novembro de 2015

COMEMORAÇÃO

Equipe vencedora da Olimpíada Brasileira de Robótica desembarca no Recife

Equipe da rede municipal de ensino chegou por volta das 16h. Eles eram os únicos representantes do Estado entre as turmas de Ensino Fundamental


Da Editoria de Cidades

Familiares e autoridades recepcionaram a equipe no aeroporto / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Familiares e autoridades recepcionaram a equipe no aeroporto

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Muita música, gritos de "é campeão" e carinho. Dessa forma a equipe da rede municipal de ensino do Recife que venceu a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) foi recebida no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul. Os estudantes  Maryllia Willyane Félix, Emerson Almeida e Gabriel Loureiro, do 9º ano, todos com 14 anos, não seguraram a emoção ao desembarcar. Eles são da escola pública Rodolfo Aureliano, na Várzea, e representaram o Estado entre as turmas do Ensino Fundamental. 

LEIA TAMBÉM


A equipe, formada também pelos professores Juliana Borges, de matemática, Cid Espíndola e o monitor Ryan Vinicius Morais, 14 anos, chegou ao Recife após passar cinco dias em Minas Gerais. Eles enfrentaram 40 escolas de todo o país na competição. O próximo passo é o RoboCup, evento de nível mundial que será realizado na Alemanha no próximo ano. "No primeiro dia, ficamos em 10º lugar. Mas revemos nossas estratégias, estudamos a arena e aprendemos com nossos erros. Na final, conseguimos realizar o objetivo com sucesso", relata Cid Espíndola, um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola. 
O robô da equipe da Rodolfo Aureliano, chamada Lego Combat, é feito de peças Lego montado e programado pelo grupo. Na final, o protótipo teve oito minutos para circular pelo percurso e cumprir o objetivo: resgatar vítimas (representadas por pequenas bolas). Os recifenses conseguiram resgatar cinco vítimas.    
A festa no aeroporto ficou por conta da banda da escola Paulo VI, de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife. Autoridades, a exemplo do prefeito Geraldo Julio e o secretário municipal de Educação, Jorge Vieira, familiares das crianças e curiosos marcaram presença no aeroporto para receber os campeões. As mães eram as mais ansiosas pela chegada dos meninos. 
"Estou muito feliz. Os diretores e professores incentivaram muito. Desde pequeno o Emerson gosta de montar as coisas. O programa de robótica ampliou a mente dele, abriu oportunidades", afirma Yananata de Almeida, mãe de Emerson. 
O RoboCup está previsto para acontecer em junho do ano que vem na Alemanha. O Programa de Robótica da Prefeitura do Recife  é desenvolvido em todas as unidades de ensino. Mais de 70 mil alunos da rede municipal são beneficiados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário