Falta iluminação na BR-408
A duplicação da BR-408, no trecho que liga o Recife a Carpina, na Zona da Mata Norte, trouxe benefícios e foi considerada uma intervenção estratégica para a região. A obra ganhou mais visibilidade, principalmente, porque liga a capital pernambucana à cidade da Copa, em São Lourenço da Mata. No entanto, o que ficou de positivo no que se refere à infraestrutura, com a pista qualificada e a sinalização, passou longe no quesito de iluminação. A escuridão impera ao longo a rodovia, principalmente os trechos que estão fora dos perímetros urbanos. Já nas entradas dos municípios, é possível ver postes de ornamentação instalados. Mas as estruturas parecem ter cunho apenas de decoração, tendo em vista que os equipamentos nunca foram ligados.
Em Paudalho, os postes estão por todo o perímetro urbano. “Desde que fizeram a obra nunca acenderam. Finalizaram tudo e não ligam. Quanto mais tarde, mais escuro”, afirmou o ambulante Antônio Manoel, de 43 anos. O local, inclusive, já foi alvo de protestos da população por conta de acidentes que aconteceram na via. Após a obra de duplicação, uma passarela foi instalada, mas parece não ser utilizada pelos moradores. O servente José Ricardo da Cruz, 44, atravessou a pista acompanhando a mãe dele. “Ela prefere vir por debaixo. A questão da velocidade dos carros melhorou depois que instalaram as lombadas, porque os carros reduzem”, relatou.
A escuridão também dificulta o acesso à passarela. “As pessoas têm medo de atravessar pela passarela pela falta de iluminação. Por isso, passam por debaixo, se arriscando entre os carros. Eu, por exemplo, evito passar pelo local”, contou a estudante de Letras Mariana Araújo, que é moradora de Paudalho. Outro ponto de reclamação fruto da duplicação foi o acesso à via local, trecho que fica às margens da estrada. A população não ficou satisfeita com a distância do retorno para chegar à cidade, que tem dificultado até mesmo para os passageiros de ônibus, que descem na pista, de acordo com relatos de moto-taxistas que atuam na região.
Já em Guadalajara, também em Paudalho, a falta de iluminação facilita a ação de bandidos. “Os atropelamentos e os assaltos acontecem sempre. Aqui, para tomar o celular, é a coisa mais fácil, principalmente porque não existe iluminação e nem a presença de nenhum policial”, reclamou a cozinheira Severina Soares de Melo, 49. A mulher não reside no local, mas visita seus familiares com frequência, por isso, espera sempre no ponto de ônibus. “Aqui (na parada), tanto faz ter movimento ou não. Em determinados horários é perigoso ficar esperando o ônibus”, disse.
Apesar de contar com lombadas, nesse trecho, que sequer conta com uma passarela, a população precisa do bom senso dos motoristas para atravessar. Seguindo um trajeto de volta para o Recife, nem mesmo a entrada do município de São Lourenço da Mata conta com iluminação. É preciso conhecer a estrada para não se perder. A parte curiosa é que a extensão da rodovia federal que passa pela Arena Pernambuco, também no município de São Lourenço, está bem iluminada. Fica claro para quem passa dentro de carros ou ônibus que ali está instalado o palco de jogo da Copa do Mundo.
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que a iluminação pública é de responsabilidade dos governos municipais de Carpina, Paudalho e São Lourenço da Mata. A Folha de Pernambuco tentou contato co os gestores, mas não obteve sucesso.
Obra - No Estado de Pernambuco, a rodovia federal tem início no entroncamento com a BR232, nas imediações do Curado. A duplicação dos 42 quilômetros foi resultado de um investimento de R$ 465 milhões, que visaram a atração de investimentos para a região.
Da Folha de Pe
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