sexta-feira, 22 de maio de 2015

TÊNIS

Teliana Pereira está na chave principal de Roland Garros

Pernambucana venceu a espanhola Laura Pous-Tio na terceira partida do quali


Teliana faz sua segunda participação na chave principal de Roland Garros / Reprodução/Facebook

Teliana faz sua segunda participação na chave principal de Roland Garros

Reprodução/Facebook

A tenista pernambucana Teliana Pereira (77º) furou o qualyfing e está na chave principal de Roland Garros, um dos quatro Grand Slams do ano. Na manhã desta sexta-feira (22), a número 1 do Brasil passou por um grande sufoco, mas venceu a espanhola Laura Pous-Tio (205ª) por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/0 e 7/5. A elite do tênis mundial entra em ação em Paris a partir deste domingo (24). A adversária de Teliana só será definida após o sorteio que será realizado quando todas as partidas do quali forem encerradas.
Essa é a segunda vez que Teliana Pereira disputa a chave principal de um dos torneios mais tradicionais do tênis. No ano passado, ela estava dentro do Top 100, com a  94ª colocação, e não precisou passar pela fase qualificatória. Nesse ano, a pernambucana não conseguiu escapar do quali porque estava justamente no limite do corte de classificadas para a chave principal, já que a organização adotou como critério o ranking de seis semanas atrás, quando a número 1 do Brasil não estava entre as 100 melhores tenistas do planeta. 
A estreia de Teliana na chave principal de Roland Garros em 2014 foi bastante positiva. Ela venceu a tailandesa Luksika Kumkhum por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/1 e 6/1. O triunfo fez com que a tenista quebrasse um tabu que já durava 25 anos. A última vitória de uma brasileira nessa fase de um Grand Slam foi em Wimbledon, em 1989, quando Gisele Miró (na época, 155ª do mundo) derrotou a sul-africana Elna Reinach (que era a 56ª) na primeira rodada por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/3.
No ano passado, no entanto, a pernambucana de Águas Belas, no Sertão do Estado, não teve forças para avançar e parou na segunda rodada. Ela foi derrotada pela romena Sorana Cirstea (então 26ª do mundo) por 2 sets a 0 (6/2, 7/5).
Para tentar ir mais longe em sua segunda participação na chave principal de Roland Garros, Teliana Pereira vai ter de administrar o desgaste a que foi submetida nas três partidas que precisou vencer no quali do torneio deste ano.
Na estreia, ela bateu a francesa Stéphanie Foretz (194ª) por 2 sets a 0 (7/5,6/1). Depois, superou tcheca Renata Voracova (193ª) também por 2 sets a 0 (6/0, 6/4).
A última adversária deixada para trás pela pernambucana foi justamente a que lhe deu mais trabalho. Depois de perder a primeira parcial por 3/6, Teliana conseguiu deixar tudo igual no marcador com direito à pneu (6/0), e confirmou a vaga após um set dramático, vencido pela brasileira com muita raça por 7/5.  
O JOGO
Em seu primeiro serviço, Teliana salvou um break-point, mas Pous-Tio não desperdiçou a oportunidade seguinte e quebrou o saque da brasileira. A pernambucana devolveu a gentileza, mas na sequência a espanhola conseguiu nova quebra e abriu 4/1 de vantagem.
Teliana voltou a vencer o game de saque da adversária no sétimo game, mas Laura não deixou barato, devolveu a quebra e se manteve na liderança. Na reta final da parcial, a brasileira lutou, mas desperdiçou dois break-points e foi derrotada por 6/3 em 38 minutos de disputa.
O segundo set foi um passeio para Teliana. Sem tomar conhecimento da oponente, precisou de 29 minutos para quebrar três vezes o saque da espanhola e vencer com direito à pneu.
Pous-Tio conseguiu voltar bem para a última parcial e nivelou o duelo. Teliana começou sacando e confirmou o serviço, mas nos oito saques seguintes as tenistas quebraram os saques adversários e a partida se manteve equilibrada, com vantagem mínima para a brasileira.
Pous-Tio só voltou a confirmar seu saque no décimo game, feito repetido pela alagoana, que abriu 6/5. A espanhola foi para o saque e viu a brasileira dar um gás na reta final. Teliana ainda desperdiçou um match-point antes de fechar a parcial por 7/5, confirmar o triunfo e a conquista da vaga na chave principal em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário