sexta-feira, 23 de maio de 2014

Taça da Copa aporta no Recife nesta sexta

Ilustre visitante ficará exposto no estacionamento externo do Shopping Recife

23/05/2014  Ramon Andrade, da Folha de Pernambuco

     Um objeto de apenas 36 centímetros de altura e seis quilos, capaz desmobilizar pessoas ao redor do planeta. Assim é o troféu da Copa do Mundo, que, depois de rodar 90 países e 23 capitais do Brasil, aporta nesta sexta-feira (23) no Recife para a continuação da “Copa de Todo Mundo“, evento promovido pela Coca-Cola - parceira da Fifa desde 1978 - e que tem como palco o estacionamento externo do Shopping Center Recife, em Boa Viagem, na Zona Sul da Cidade. A visitação, que fica na capital pernambucana por dois dias (hoje e amanhã), abre para o público às 9h e se encerra às 20h.
    André Nery/Folha de Pernambuco
    Estrutura para receber a taça foi montada no estacionamento externo do Shopping Recife
    Apenas as pessoas cadastradas têm direito de participar. O pontapé inicial aconteceu em setembro do ano passado, no Rio de Janeiro. Do Cristo Redentor para o mundo, a taça já fez um trajeto equivalente a três voltas ao planeta - os 150 mil quilômetros percorridos marcaram a viagem mais longa da história do evento. Durante a turnê no Brasil, o troféu ficará exposto ao público por 492 horas. É a primeira vez que o objeto passa por todas as capitais de um país-sede - o Tour da Taça teve início em 2006, na Alemanha, e agora chega ao seu terceiro Mundial de forma consecutiva. Na cerimônia recifense, o pernambucano Rivaldo, pentacampeão mundial pelo Brasil em 2002, estará presente para erguer a taça.
    O ex-atacante do Náutico, Kuki, também marca presença, assim como o Maestro Forró, que será homenageado por conta dos trabalhos sociais feitos no Estado. O Tour da Taça acontece na parte interna do toldo e é dividido em quatro etapas (ver infográfico). A ideia é que a visita aconteça com grupos de 150 pessoas, sendo necessário o agendamento no site oficial da Coca-Cola (www.cocacola.com.br). Já na área externa, atrações como “totó humano” e cobranças de falta - tendo garrafas gigantes de refrigerante formando a barreira - animam o público. Profissionais de “freestyle” farão seus “malabarismos” com bolas de futebol. “Estamos animados em poder levar esse ícone poderoso para tantas pessoas e já envolvê-las no clima de Copa do Mundo, proporcionando entretenimento para toda a família”, disse o vice-presidente da Coca-Cola no Brasil, Michel Davidovich.
    A expectativa é que mais de 2 milhões de pessoas (contando com o tour nos outros 89 países) façam parte do evento. A turnê brasileira se encerra em 1º de junho, em São Paulo. A segurança responsável pela chegada e hospedagem da taça do mundo fica por conta da Fifa, que vem acompanhada por seu sistema policial, e do Governo de Pernambuco.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário