domingo, 18 de maio de 2014

PÓS-SAQUES

Alta demanda faz delegado de Abreu e Lima solicitar reforço de agentes e escrivães

Como muita gente está procurando delegacia para devolver itens saqueados, Alberes Félix pediu reforço para ouvir saqueadores e cadastrar material




Do JC Online

Delegado Alberes Félix precisa de mais policiais em Abreu e Lima / Foto: Michele Souza/JC Imagem

Delegado Alberes Félix precisa de mais policiais em Abreu e Lima

Foto: Michele Souza/JC Imagem

A intensa movimentação na Delegacia de Abreu e Lima, no Grande Recife, com várias pessoas comparecendo para devolver materiais furtados durante a greve da PM, motivou o delegado Alberes Félix a solicitar à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) um reforço no contingente para poder realizar um mutirão na próxima semana. Ontem, muita gente foi à delegacia para devolver eletrodomésticos, portáteis, itens de vestuário e até alimentos.

De acordo com Félix, o diretor do DIM, delegado Luiz Andrey, garantiu que dará prioridade ao município. “Precisamos de pelo menos mais quatro escrivães e seis agentes para dar conta de todos os autos de apreensão dos produtos furtados e termos de restituição aos lojistas”, explica. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, 26 lojas da cidade foram saqueadas.

Na delegacia, não há mais espaço para todos os objetos devolvidos. Félix está em contato com a CDL para encontrar um depósito onde os itens podem ser armazenados durante as investigações. “Aqui devemos ter só 10% do que foi furtado. Algumas pessoas estão abandonando os objetos em vias públicas, com medo de serem presas em flagrante. Temos policiais circulando pelas ruas para apreender esses produtos”, afirma. Quem for à delegacia devolver qualquer objeto levado durante os saques não será preso em flagrante, mas poderá responder pelo furto. “Recolhemos o nome, endereço e telefone para contato. Estamos estudando a viabilidade de indiciar os responsáveis pelos furtos”, completa Félix.

Em Abreu e Lima, foram presos – entre quinta e sexta passada – cinco pessoas, sendo duas por flagrante de roubo e outras três por receptação de produtos furtados. “Desde quando começou a ser divulgado que quem devolvesse não seria preso, a quantidade de pessoas arrependidas ou com medo de serem pegas aumentou”, diz o delegado. Para o caso do item levado ser de tamanho grande, como geladeiras, fogões e freezers, a polícia e a CDL dispõem de carros e caminhões para recolher o objeto e levar até a delegacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário