SEGURANÇA
Depois de 15 dias, Tropas Federais deixam Pernambuco
A normalidade já foi constatada, mas em caso de novas tensões, a Força Nacional e o Exército poderão ser acionados novamente
Publicado em 30/05/2014, às 08h57
Do JC Online
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Acionados para conter a tensão durante a greve da Polícia Militar, os soldados do Exército brasileiro e da Força nacional deixaram o Estado na última quinta-feira (29). Em reunião em Brasília, o governador João Lyra Neto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, avaliaram que a situação em Pernambuco já voltou à normalidade.
Segundo o governador, hoje seria a data limite para a Operação Pernambuco, que teve início no dia 15 deste mês. Seria o período necessário para a Garantia da Lei e da Ordem das tropas federais em Pernambuco. Apesar disso, haverá uma forte presença dos militares no Estado entre 14 e 29 de junho por ocasião das cinco partidas da Copa do Mundo no Recife.
No dia 15 de maio, a Força Nacional chegou ao Estado quando vários municípios enfrentavam uma situação de completa desordem. Dezenas de estabelecimentos comerciais foram saqueados, o Grande Recife foi esvaziado pelo medo da violência, houve mortes, assaltos e confrontos. No fim da noite, os policiais militares anunciaram o fim da greve, mas as Tropas Federais deram continuidade à Operação Pernambuco para garantir o que eles chamam de Lei e Ordem (GLO).
Nenhum comentário:
Postar um comentário