quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Web »Ação contra pirataria notifica 50 sites que reúnem letras musicais

Publicação: 14/11/2013 


A Associação Nacional de Editoras Musicais (NMPA, na sigla em inglês) pediu que 50 sites que reúnem letras de música retirem seu conteúdo do ar. A entidade alega que as páginas notificadas, todas funcionando sem licença, não repassam para os compositores os lucros obtidos através de publicidade.

"Esses sites ignoram a lei e o trabalho dos compositores, e a NMPA não permitirá que isso continue", disse o presidente da entidade, David Israelite. "Não se trata de uma campanha contra blogs pessoais, nem contra sites que fornecem letras legalmente. Estamos mirando 50 páginas ilegais que atrapalham o mérito de compositores."

A NMPA usou um algorítimo para determinar os 50 "vilões" da indústria musical. No topo da lista está o popular RapGenius, que permite que os usuários façam anotações em cima das letras. A iniciativa é encabeçada por David Lowery, ex-líder das bandas Cracker e Camper Van Beethoven.

As editoras musicais defendem os interesses dos compositores. De forma semelhante com que selos e gravadoras representam os artistas, as editoras são responsáveis por negociar as letras para usos diversos, como karaokê e partituras, e repassam para seus autores o dinheiro procedente de direitos autorais.

As notificações não têm valor legal e funcionam mais como uma espécie de aviso para que os sites despubliquem seu conteúdo. Se isso não for feito, os detentores de direitos autorais podem entrar com processos.

"Sites de letras sem licença foram amplamente ignorados como sendo violadores de direitos autorais, mas eles geram um enorme tráfego e estão envolvidos com mais dinheiro do que a gente imagina", disse David Lowery.

Segundo a "Billboard", o cofundador do RapGenius, Ilan Zechory, disse que quer conversar com a NMPA para saber como os compositores podem se beneficiar do processo.
diario pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário