sábado, 30 de novembro de 2013

Fecomércio-PE »Lojistas do Recife estão menos otimistas sobre as vendas de fim de ano

Mirella Falcão - Diario de Pernambuco
Publicação: 30/11/2013 

Lojistas de shoppings puxam para cima expectativa de vendas melhores no fim do ano (Thiago Mederios/Divulgação)
Lojistas de shoppings puxam para cima expectativa de vendas melhores no fim do ano
Depois de um ano tão difícil para o varejo, é chegado o momento de faturar durante a melhor data para o comércio. Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE), 64% dos empresários estimam que as vendas de fim de ano serão maiores em relação ao ano passado. 

Um otimismo mais moderado se considerado que, em 2012, para o mesmo estudo, 88% esperavam um resultado melhor que o ano anterior. Diante desse cenário, é possível que coloquem um pé no freio nas contratações de temporários. Quase metade dos lojistas do comércio tradicional não vai contratar a mão de obra extra para os últimos meses do ano.

“Dois mil e treze foi um ano difícil para o comércio. A gente estava vivendo um boom de consumo e, neste ano, diminuiu um pouco. É natural que o setor não esteja tão otimista como no ano passado, pois a recuperação veio do último mês para cá. No final, o comércio fecha o ano de maneira positiva”, explica Valdeci Monteiro, consultor da Ceplan (Consultoria Econômica e Planejamento) e responsável pelo estudo.

O endividamento das famílias é outro fator negativo. “O consumo das classes C e D continua forte, mas elas já se endividaram muito. Isso ainda não terá um grande impacto nas vendas, mas já começa a influenciar e a apresentar o sinal amarelo para uma inadimplência”, analisa o consultor. A intenção de gastar mais também ficou menor em relação a 2012: 63,6% contra 76,16%. O gasto médio também caiu de R$ 705 para R$ 584. “O pleno emprego é o que está sustentando as vendas”, comenta ele.

Quem está puxando as expectativas são os lojistas de shopping, onde 75% deles apostam em alta nas vendas. É possível que esse otimismo maior seja devido às promoções realizadas pelos centros de compra. Quase metade (49,2%) dos lojistas ouvidos pela pesquisa acredita que as promoções e ofertas influem nas vendas. “O comércio já entendeu que é preciso oxigenar o consumo”, comenta Monteiro. 

Quase todos os shoppings do Recife estão sorteando prêmios, como automóveis, viagens e vale-compras. Por isso, as contratações de temporários neste segmento também são maiores: 68% já contrataram ou vão contratar essa mão de obra extra. Inclusive, 77% deles planejam efetivar esse pessoal, após o período das festas. Já no comércio tradicional, onde 61,5% estimam vendas maiores que em 2012, o cenário se inverte. Cerca de 49% dos lojistas não admitirão temporários e, entre os que irão, a intenção de efetivar atinge 59,2%.
fonte diario pe

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