sábado, 16 de novembro de 2013

Madalena »Nova etapa do Corredor Leste/OesteUma plataforma para passageiros será erguida numa área que pertencia ao Extra

Uma plataforma de embarque e desembarque de passageiros será erguida numa área que pertencia ao supermercado Extra (Blenda Souto Maior/DP/D.A Press)

Publicação: 16/11/2013 

As obras de implantação do Corredor Exclusivo de Transporte Rápido de Ônibus (BRT) Leste/Oeste, que vai do município de Camaragibe ao bairro do Derby,  chegaram na Rua Benfica, na Madalena. Será  construída uma estação de embarque e desembarque de passageiros numa área que pertencia ao Supermercado Extra. Parte do terreno do estabelecimento, cerca de 10 metros, foi desapropriada para o alargamento da pista. 
Ontem, o Consórcio Mendes Jr/Servix, reponsável pelo serviço, iniciou a intervenção que vai remover 17 árvores, postes de iluminação, além de construir um muro e uma calçada de acesso para o supermercado. Só depois começarão as obras da estação. De acordo com a Secretaria das Cidades, duas plataformas, na Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, começarão a ser levantadas no dia 1º de dezembro. Até o momento, 16 de um total de 18 já foram iniciadas.

Ontem, o movimento na Rua Benfica foi tranquilo e sem retenções, conforme já era 
esperado por causa do feriado. Mas a previsão é que durante a obra não haja mudanças no trânsito nem instalação de rotas alternativas porque o seviço está sendo feito na área do estacionamento do supermercado e não atrapalhará o fluxo de veículos. Em média, uma estação leva de 4 a 6 meses para ficar pronta. Quando estiver concluída, ela será dotada de ar-condicionado e sistema de compra antecipada de bilhetes, sendo parte da estrutura com uma faixa exclusiva de ônibus convencional, duas faixas para o BRT, outras duas para o tráfego misto (sendo uma no sentido subúrbio/cidade) e calçada que a via passará a ter.
Sobre as 17 árvores que serão removidas na Benfica, a Secretaria das Cidades  destacou que “as licenças foram dadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e CPRH” e que na próxima segunda-feira cinco delas serão transplantadas e outras 68 plantadas na Rua João Ivo da Silva, em um espaço próximo ao Túnel da Abolição.
Também parte do projeto do BRT (Bus Rapid Transit) do Corredor Leste/Oeste, a Avenida Caxangá, onde estão a maior parte das estações, as obras continuam. Pelo menos oito plataformas, segundo a secretaria, já foram finalizadas. São 11 na via. Os demais equipamentos estão sendo implantados na PE-05 e Praça do Derby, a maior estação do corredor, com 80 metros quadrados de medição por causa da grande demanda de passageiros. As demais têm 40 metros quadrados. A previsão é que a obra seja concluída em março de 2014.
diario pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário