sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Tempo »Forte nevasca deixa Nova York e Nova Jersey em estado de emergência

Publicação: 03/01/2014 09:45  diario pe

Os governadores de Nova York e Nova Jersey declararam estado de emergência devido à grande tempestade de neve que atinge o Nordeste dos Estados Unidos, fazendo com que milhares de voos sejam cancelados e viagens rodoviárias paralisadas. No total, cerca de 2.500 voos dentro dos Estados Unidos foram suspensos e outros 7 mil tiveram de ser adiados.

A primeira grande tempestade de inverno de 2014 gerou ventos fortes e temperaturas frias, com cerca de 60 centímetros de neve em algumas áreas de Massachusetts. Representa o primeiro grande desafio para o novo prefeito de Nova York, Bill de Blasio. Os problemas decorrentes de tempestades de neve complicaram a administração de prefeitos da maior cidade dos Estados Unidos há décadas.

De Blasio, que foi empossado na quarta-feira, havia criticado seu antecessor Michael Bloomberg por uma tempestade semelhante no fim de 2010.

"Esta é a primeira de muitas vezes em que eu vou dizer, por favor, fique em casa. Fique longe de seus carros", pediu De Blasio depois de sua primeira reunião de emergência.

Grande parte do Nordeste enfrentou uma forte nevasca, com temperaturas caindo na quinta-feira à noite e nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, segundo Jared Guyer, um meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional.

As estradas ao sul de Albany e a leste da cidade de Nova York foram fechadas com a expectativa de acúmulo de 20 centímetros de neve.

Moradores de Boston também estão se preparando para um máximo de 36 centímetros de neve, e o Aeroporto Internacional de Logan informou que até um quarto de seus voos foram cancelados na tarde de quinta-feira e à noite.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, e seu homólogo em Nova Jersey, Chris Christie, ordenaram o fechamento de escritórios estaduais para funcionários não essenciais. Escolas também cancelaram as aulas.

Um trabalhador morreu na Filadélfia após uma máquina que estava usando ser atingida por um monte de sal usado para degelo, segundo a NBC News. Em Chicago, um homem estava em estado crítico depois que foi retirado pelos bombeiros das águas geladas do lago Michigan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário