terça-feira, 14 de julho de 2015

Nova partícula subatômica é descoberta por cientistas do LHC

Grande Colisor chega em nova marca histórica da física, o pentaquark


Reprodução/Internet
O maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo, o Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider, ou LHC na sigla em inglês), fez sua primeira nova descoberta. Nesta segunda-feira (13), cientistas notaram a aparição de uma nova classe de partículas subatômicas, conhecida como pentaquarks.
O quark vem sendo considerado de conter um grupo de cinco partículas desde o ano de 2000. Teorias foram iniciadas no ano de 2003, e a partir de 2008 começaram a ser feitos testes para confirmar a teoria, estes sendo confirmados no último.
Quark é uma série de partículas subatômicas elementares que atuam em conjunto para formar particulas de tamanho maior, como prótons e nêutrons. O quark é fundamental para a construção da matéria em conjunto ao lépton.
Em nota à imprensa, o porta-voz do LHC comentou que o "pentaquark não é apenas uma partícula". "Ele representa uma nova forma de agregar os quarks, que são elementos fundamentais constituintes do prótons e nêutrons, em maneira que nunca foi vista em mais de 50 anos de pesquisas."
O próximo passo para os cientistas é estudar como a estrutura dos pentaquarks funciona, para descrever exatamente como sua ligação atua em conjunto. Além disso, os profissionais também lembram que o objetivo principal ainda é encontrar a matéria escura, apesar de que este último fato é dado como um grande avanço para o LHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário