Alunos da rede municipal de ensino do Recife terão aulas de robótica
Projeto vai contemplar mais de 80 mil estudantes distribuídos em 302 unidades
Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Serão contemplados no projeto mais de 80 mil alunos, distribuídos em 302 unidades de ensino da rede municipal. Ao todo, serão distribuídos 14 mil kits de robótica. Segundo o secretário de Educação do Recife, Valmir Correia, a proposta é que eles trabalhem ainda muito novos “desde habilidades manuais como noção de tamanho, encaixe e espaço até estudos complexos como interação e programação”.
Os professores da rede municipal recebem formação para o manuseio de robôs em sala de aula. O curso começa em fevereiro, seguindo até o fim do primeiro semestre, segundo o secretário executivo de Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos. A metodologia é diferenciada para cada faixa de ensino. De acordo com Francisco dos Santos, "crianças com entre seis e dez anos vão desenvolver habilidades necessárias à compreensão da robótica. Entre elas, estão a criação de pequenos filmes para a prática da língua portuguesa; a montagem de mecanismos básicos como alavancas, até a criação de máquinas de diversos tipos movidas a pilhas", exemplifica.
Os jovens de onze a catorze anos, fase em que são vistos diretamente os conceitos de robótica, trabalham com o chamado bloco de programação, "cérebro" do robô que irá criar. Francisco afirma ainda que "esta última modalidade também deve ser vista por estudantes da Educação para Jovens e Adultos da rede", comenta.
SAIBA MAIS
As cinco primeiras Escolas Municipais em Tempo Integral (EMTI), inauguradas na próxima segunda-feira (10), terão a robótica como uma disciplina à parte na rotina de estudos. Entre as mais de 300 escolas, os estudantes do sexto ao nono ano das escolas Antônio Heráclio do Rêgo (Fundão), Divino Espírito Santo (Caxangá), Dom Bosco (Jardim São Paulo), Nadir Colaço (Macaxeira) e Pedro Augusto (Soledade) serão os primeiros a terem essa disciplina em sua grade curricular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário