sábado, 29 de novembro de 2014

CONCORRÊNCIA

Gol tem reinado ameaçado pelo Palio

Depois de mais de duas décadas sendo o carro mais vendido do Brasil, hatch da Volkswagen vê concorrente da Fiat ultrapassá-lo nos últimos meses

Palio se tornou o queridinho dos brasileiros e ultrapassou o Gol em unidades vendidas no País / Divulgação

Palio se tornou o queridinho dos brasileiros e ultrapassou o Gol em unidades vendidas no País

Divulgação

O Volkswagen Gol perdeu a majestade. O veículo, que em 2013 completou 27 anos de liderança absoluta no mercado nacional com mais de 7,5 milhões de unidades produzidas, agora tem de se contentar em ficar, já há alguns meses, atrás do Fiat Palio. No acumulado deste ano, o hatch popular da Volkswagen ainda é o mais vendido, mas basta ver a evolução das vendas mês a mês para ver que o destino do Palio é fechar o ano como líder em vendas, pondo fim a um reinado de quase três décadas. A Fenabrave, associação que congrega os distribuidores de veículos, divulga os números de emplacamentos de todos os modelos nacionais quinzenalmente. Na primeira metade deste mês, um dado curioso. O Volkswagen Gol aparece em terceiro lugar nas vendas, atrás do Palio, que ocupa a primeira colocação, e até do Chevrolet Onix, que vem em segundo.
O jogo começou a virar este ano. Em janeiro, o Gol ainda era líder folgado. Vendeu 21.671 unidades. O Palio “comia pelas beiradas”, como se costuma dizer. Em junho deste ano, o carro da Fiat ultrapassou seu principal concorrente por apenas 813 unidades a mais. Na metade do ano, enquanto o Gol vendeu 13.167 unidades, o Palio supreendia ao marcar 14.810 carros vendidos. Daí por diante o Palio tomou a dianteira até cravar uma diferença de pouco mais de quatro mil unidades a mais no mês passado. Enquanto isso, o Gol amargou um mês de outubro emplacando quase metade dos carros que emplacava no início do ano. Foram 12.455 unidades.
Um fator determinante para explicar a queda do Gol nas vendas depois de mais de duas décadas de reinado foi o fim da produção – em janeiro deste ano - do Gol G4, modelo mais barato da linha. O fim do modelo popular foi necessário naquele momento para que houvesse espaço no mercado para o up! que já nascia com a proposta de ser o carro mais barato da Volkswagen do Brasil. O fato é que o up! demorou a decolar nas vendas e o Gol, queridinho dos frotistas e locadoras, perdeu o seu principal modelo em vendas diretas.
A chegada do novo Palio Fire ao mercado também contribuiu para a desbancada do Gol. Logo o carro da Fiat se firmou como opção de carro de serviço e abocanhou boa parte das vendas do Gol G4 junto aos frotistas. Para tentar reverter o prejuízo, a Volkswagen lançou, no mês passado, uma nova versão do Gol. A mais barata e pelada da linha. Com duas portas, disponível apenas com motor 1.0 e oferecendo direção hidráulica, ar-condicionado e até limpador do vidro traseiro como opcionais, o Gol Special parte de R$ 27.990 para tentar ocupar o lugar do finado modelo G4. Se a estratégia da Volkswagen para tentar recuperar as vendas de seu campeão vai dar certo, só o tempo dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário