segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Funase inaugura centro modelo em Timbaúba


funase_abreuelima_MD_G

Será inaugurada, na manhã desta terça-feira, a nova unidade de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Timbaúba, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Considerado modelo, o espaço tem projeto arquitetônico, estrutura física e plano pedagógico desenvolvido para colocar a unidade entre as mais modernas do país, de acordo com a Secretaria da Criança e Juventude (SCJ) do estado.
O novo centro possui uma área construída de 1,7 hectares, com três casas de convivência, cinco quartos e capacidade para quatro adolescentes, consultórios, uma Escola Estadual com duas salas de aula, biblioteca, sala de informática, cozinha com refeitório, espaço ecumênico, quadras de areia e polivalente, três salas para a prática de oficinas esportivas, lúdicas, culturais e profissionalizantes. Oitenta e quatro adolescentes do sexo masculino, com idade entre 15 e 17 anos, que cumprem medida socioeducativa em meio fechado, serão atendidos na nova unidade. Sessenta deles no espaço de convivência e 24 na pré-acolhida.
O Grupo Comunitário de Apoio e Acompanhamento de execução das medidas socioeducativas traçou o novo modelo socioeducativo proposto pela Funase por meio do Case Timbaúba. O projeto foi firmado por meio de portaria para fortalecer o processo de ressocialização, com o contato direto entre o Centro e representantes da sociedade civil e entidades da comunidade e localidades vizinhas.
O grupo será formado por cinco representantes voluntários com mandato de 12 meses, prorrogáveis ou interrompidos a qualquer tempo. Eles irão operar apresentando propostas de melhorias a serem desenvolvidas na unidade.
Os projetos serão analisados pela Funase e, se aprovados, serão executados. As reuniões ordinárias acontecerão anualmente.A intenção é que, pelo menos, mais duas unidades iniciem os trabalhos do Grupo Comunitário de Apoio até o final deste ano. Os Cases Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina e Vitória de Santo Antão são alguns dos centros que já estão na rota do projeto.


Do Diario de Pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário