quarta-feira, 28 de maio de 2014

Secretaria de Defesa Social volta atrás e diminui efetivo que atuará durante a Copa

Número oficial de policiais, que era de 6.421, passou para 2.179

28/05/2014 - Geraldo Lélis, com informações de Marcílio Albuquerque, da Folha de Pernambuco, e da assessoria

    Depois de divulgar em entrevista coletiva que iria utilizar um efetivo de 6.421 policiais a mais durante o período da Copa do Mundo, entre junho e julho deste ano, a Secretaria de Defesa Social voltou atrás e enviou nota contando um número com 4 mil profissionais a menos. Agora serão 2.179, sendo 1.757 policiais militares, 111 civis, 250 bombeiros militares e 61 funcionários da Polícia Científica.
    Cleiton Lima/Arquivo Folha
    Apesar dos dados divulgados diante da Imprensa, secretaria enviou nota com novos números no fim da noite
    Nos dias de maior esforço operacional, 1.330 policiais militares, 79 policiais civis, 188 bombeiros militares e 45 policiais científicos atuarão na segurança do Estado. O confuso esquema da segurança pública em Pernambuco foi elaborado em parceria com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), órgão do Ministério da Justiça, em parceria com a SDS.
    Estão previstos esquemas especiais para escolta de autoridades, delegações e árbitros, como também o monitoramento das principais rotas e dos campos oficiais, dentre outras atividades. Os policiais militares deverão ser empregados na área interna e externa da Arena Pernambuco, nas estações do metrô e BRT, nos estacionamentos do Shopping RioMar, do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), do Parqtel e do Parque de Exposições do Cordeiro. Além disso, também será função dos PMs promover a segurança no aeroporto, na Fifa Fan Fest, nas rotas protocolares e nos locais de treinamento das seleções.
    Outros pontos citados no esquema de segurança são a Casa da Cultura, o Recife Antigo, o Mercado de São José, a praça da República, o terminal marítimo e as praias de Boa Viagem e Porto de Galinhas. As rodovias estaduais PE-60, PE-15 e PE-22 também deverão ser monitoradas diariamente.
    A Polícia Militar também deverá estar presente nos principais locais de exibição de jogos na capital pernambucana, como o Sítio da Trindade, a praça do Arsenal, a Rua da Moeda, o Pátio de São Pedro e o Parque Dona Lindu. Já a Polícia Civil deverá atuar na Arena Pernambuco, na Fifa Fan Fest, em pontos turísticos e nos hotéis. Durante o período da Copa, dez delegacias seccionais e 41 delegacias distritais vão funcionar, além da Central de Plantões da Capital. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário