domingo, 1 de junho de 2014

Secretário do meio ambiente de Serrita é preso por garimpo ilegal

Antonio Sampaio, de 61 anos, utilizava substâncias tóxicas para extrair ouro numa olaria que funcionava sem licença há dois anos

 - Mário Rolim, com informações da assessoria


Divulgação/PF-PE

Polícia apreendeu diversos materiais utilizados no garimpo, como moinho, britador, mercúrio e cilindro de oxigênio
 O secretário do meio ambiente de Serrita, sertão de Pernambuco, foi preso na última quarta (28) pela prática de garimpo ilegal e beneficiamento de ouro através de substâncias tóxicas ao meio ambiente como o mercúrio numa olaria pertencente ao secretário. A olaria vinha funcionando sem licença há dois anos.
A prisão foi realizada numa ação Antonio da Cruz Sampaio, de 61 anos, foi preso numa ação realizada pela Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro e pelo IBAMA. Na olaria, localizada na Avenida Pedro Nogueira Sampaio, no bairro de Vila do Ipsep, foram encontrados equipamentos utilizados na extração de ouro que poderiam afetar os lençóis freáticos de água em caso de transbordamento, causando sérios danos ambientais.
Antonio Sampaio já possuía dois processos por garimpo ilegal tramitando na Justiça Federal de Salgueiro. Ele foi enviado ao Presídio de Salgueiro, onde ficará à disposição da Justiça Federal. Se condenado, Sampaio pode cumprir penas que ultrapassam seis anos de prisão. Além disso, o IBAMA lhe aplicou uma multa no valor de 200 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário