quinta-feira, 5 de junho de 2014

Jogos auxiliam no ensino da matemática

MenteInovadora ajuda alunos de escolas públicas a desenvolverem várias habilidade - 


Thulio Falcão, do FolhaPe


Lucas Melo/Folha de Pernambuco
Joyce (E), Ruan (C) e Juliana (D) aprovaram programa
Tecnologia encontra-se cada vez mais presente na educação. Em Pernambuco, o Programa Aluno Conectado entregou tablets e PC para vários estudantes do ensino público. Agora, a Secretaria de Educação e Esportes lançou o MenteInovadora, que propõe a utilização de jogos no aprendizado de matemática e ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a autoconfiança e a capacidade de tomar decisões em situações adversas. O projeto acontece em 80 escolas estaduais que obtiveram médias menores que 3,0 na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe).
Gestores e estudantes aprovaram o projeto, em funcionamento há quatro meses. No mês de fevereiro, 522 docentes foram capacitados para levar o conteúdo do programa para os estudantes. Na Escola Estadual Professor Agamenon Magalhães, em São Lourenço da Mata, Grande Recife, o professor de matemática Adeildo Moura explicou que a participação dos alunos na sala de aula aumentou. "A MenteInovadora tem funcionado. As aulas tornaram-se bem participativas e os estudantes podem trabalhar habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas".
A aula no terceiro ano Joyce Maria de Santana, 17 anos, vai prestar vestibular para Jornalismo e Artes Cênicas. A estudante contou que sempre foi ruim na disciplina. "Eu tenho dificuldade em alguns assuntos de matemática e esse programa fugiu um pouco do exercício teórico. As aulas são interativas e o professor dinâmico. Me incentivou a gostar mais da matéria". Juliana Maria Santos, 17, vai tentar uma vaga para Recursos Humanos e compartilha a mesma opinião de Joyce. "Sou boa na área de humanas, mas péssima na matéria, mas consegui desenvolver mais o raciocínio lógico com esses jogos", disse.
    Já Ruan José, 18 anos, disse que ia tentar Ciências Contábeis e que o MenteInovadora só complementa na sua formação. "Já gostava de matemática e agora só ficou mais fácil de aprender. Mesmo com uma dificuldade, não há nada que não se resolva", brincou.
    Gestores e estudantes aprovaram o projetoCrédito: Lucas Melo/Folha de Pernambuco
    A plataforma é acessada em tablets/PCs do Aluno Conectado, mas os estudantes também podem continuar os jogos em casa. "Eles recebem uma apostila com desafios baseados nos jogos do programa", disse Adeildo Moura. A gestora da escola, Sildava Tavares, avalia positivamente a iniciativa dos alunos em aprender. "Eles têm uma oportunidade de melhor concentração, raciocínio e as aulas tornaram-se atrativas, aproximaram estudantes e professores, trazendo resultados bons", disse.
    Ela complementou também que todo o conteúdo do programa é adaptado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saep). "Os estudantes aprendem, de forma lúdica, todas as questões serão cobradas a eles lá na frente, durante essas provas", ressaltou.
    O programa MenteInovadora tem parceria com a MindLab, empresa israelense especializada no desenvolvimento de tecnologias educacionais presente em 35 países. O investimento na plataforma foi de aproximadamente R$ 8 milhões.

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