Candidatos denunciam irregularidades no concurso
da Guarda Muncipal
A aplicação de provas do concurso da Guarda Municipal do Recife, realizada na manhã deste domingo, está causando polêmica na internet. Segundo denúncia de leitores do Diario, minutos depois do início do concurso, às 8h, teria faltado energia nos prédios da Faculdade IBGM, no bairro da Boa Vista, da Faculdade Boa Viagem, na Imbiribeira, e da UniNassau, no bairro das Graças. Em seguida, os concurseiros começaram a ligar os celulares e fotografar as salas e as provas.
No grupo “Concurso da Guarda Municipal do Recife 2014”, no Facebook, fotos que teriam sido feitas no momento do apagão mostram fiscais com provas nas mãos, detalhes da prova e do gabarito e ainda a movimentação dos alunos nas salas.
Segundo um candidato que não quis se identificar e fez prova no prédio da IBGM, algumas pessoas aproveitaram o momento em que os fiscais saíram de sala para verificar o motivo da queda de energia e retiraram os celulares dos plásticos protetores. “Enquanto os fiscais buscavam informações com a coordenação, alguns candidatos aproveitaram para buscar informações com outros candidatos sobre a prova”, contou ele.
O mesmo problema ocorreu nas dependências da FBV, onde a energia caiu nos 30 minutos finais de prova, obrigando os candidatos a terminarem de responder o gabarito no escuro.
De acordo com o edital do concurso, os aparelhos celulares e dispositivos similares deveriam ser acondicionados em embalagem específica e permanecer embaixa das cadeiras e mesas até o fim da prova. Se o candidato fosse identificado usando os dispositivos, deveria ser retirado do prédio imediatamente. Os candidatos prometer ir nesta segunda-feira ao Ministério Público para reclamar do concurso.
As provas para o concurso da Guarda Municipal do Recife foram aplicadas das 8h às 12h. Em alguns locais, o tempo sem energia foi compensado no fim. Os candidatos responderam questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática, Legislação para o Trânsito, Cidadania e Noções de Direito Penal e Constitucional.
O concurso oferece 1.355 vagas, disputadas por 45.518 inscritos. Uma concorrência de 33,59 candidatos por vaga. Os aprovados irão atuar na Guarda Patrimonial, na Brigada Ambiental e também na Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A remuneração é de R$ 1.932,67.
Abstenção
O índice de abstenção foi de 10,5%, o que representa 4.574 inscritos faltosos.Os candidatos aprovados na primeira etapa passam automaticamente para a segunda fase, que consiste em um curso de formação de 500 horas, sendo 400 presenciais e 100 à distância.
Segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Urbana, a organização do concurso só identificou a ausência de luz no prédio da IBGM, onde o gerador não funcionou. A falta de energia teria durado 50 minutos. Em relação ao uso de celulares, 70 candidatos foram desclassificados pela irregularidade.
O resultado do concurso da Guarda Municipal será divulgado até o dia 10 de junho, no site www.ipad.com.br. O prazo para recebimento de recursos vai até a próxima quarta-feira (4).O certame foi organizado pelo Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (Ipad).
Do Diario de Pe
Nenhum comentário:
Postar um comentário