terça-feira, 17 de junho de 2014

BRASIL DECEPCIONA E FICA NO 0X0 CONTRA O MÉXICO


Publicado por André Victor Rodrigues
Neymar desperdçou duas boas oportunidades. Foto: ODD ANDERSEN / AFP
Neymar desperdçou duas boas oportunidades. Foto: ODD ANDERSEN / AFP
Todos os elementos para o reencontro ideal da seleção brasileira com Fortaleza estavam lá. O hino nacional cantado a capela pela torcida da casa, os craques emocionados em campo, o mesmo adversário. A festa armada contava com plateia até superior à de 2013, registrando 60.342 torcedores no total – segundo maior público da nova arena. Só que, desta vez, o que aconteceu ao longo dos 90 minutos foi muito diferente das boas lembranças do ano passado. O Brasil fez péssima exibição e empatou sem gols com o México, ontem, no mesmo local onde brilhou na Copa das Confederações. Com o estádio cearense lotado, a partida terminou em frustração para a multidão anfitriã.
 
 
Quando as seleções entraram perfiladas em campo, o mais aguardado era a hora do hino nacional brasileiro. A expectativa foi contemplada. Os torcedores verde-amarelos entoaram a plenos pulmões, mesmo quando a música parou de tocar no sistema de som do estádio, o cântico da pátria até o fim. O momento emocionou a todos, de jogadores aos próprios autores da façanha. Mas foi este o grande momento do Brasil nesta passagem por Fortaleza na Copa do Mundo 2014. 
Nas arquibancadas, quem deu o show durante o confronto foi a torcida mexicana. Em campo, nada de domínio da seleção brasileira. Os comandados de Felipão erraram além da conta, e o México fez partida de igual para igual. 
 
A primeira etapa começou com as duas equipes estudando os espaços. Houve dificuldade na criação para ambos. O Brasil errou muitos passes. Já o México desarmava, mas tinha dificuldades na finalização. A estrutura tática alterada de Felipão, que não contou com Hulk, poupado por opção técnica, e sim com Ramires, não encontrou soluções práticas para os problemas da Canarinho – já apresentados na estreia contra a Croácia. Fora atuação segura dos defensores Thiago Silva, David Luiz e Luiz Gustavo, toda a esquadra pisou na bola jogando na linha. 
 
Neymar ficou isolado no lado esquerdo. O principal astro da seleção pentacampeã esteve apagado e pouco fez. E o fato do camisa 10 não ter se destacado mostrou o quanto seus companheiros dependem de sua estrela. O time foi infrutífero na criação e no setor ofensivo. Quando chegou à frente, esbarrou no goleiro mexicano Ochoa, eleito o destaque da partida. A melhor chance do Brasil no jogo foi de Neymar, aos 23 minutos da etapa final, quando ele dominou dentro da área e chutou forte a gol. O camisa 1 dos aztecas salvou a meta no lance. 
 
Mesmo nos momentos raros de destaque brasileiro, a torcida verde-amarela não desempenhou o mesmo ânimo quando entoou o hino. Foi fria e pouco criativa. Ao redor das quatro linhas, os torcedores mexicanos ganharam de goleada. Cantaram o tempo inteiro, gritaram nome dos jogadores – Guardado e Herrera tiveram momentos de destaque. Ao final da partida, foram desapontamentos do lado mandante e aplausos dos tricolores aos seus jogadores, que saíram com empate diante da favorita ao título. A segunda passagem do Brasil em Fortaleza por um evento Fifa, agora o que mais valia, a Copa do Mundo, deixou a sensação de que não valeu. Agora, os torcedores da Canarinho aguardam pelas definições do Grupo A. 
 
Uma vitória do Brasil diante de Camarões, na próxima segunda-feira, 23, às 17 horas, no Mané Garrincha (DF), garante a classificação da seleção às oitavas de final. Caso garanta a primeira colocação do grupo, onde está hoje, o time de Felipão pode voltar ao Castelão nas quartas de final. Se selar uma vice-liderança, a delegação brasileira retorna a Fortaleza nas próprias oitavas de final. 
 
Ficha técnica
Brasil 0 x 0 México
Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 17/6/2014
Horário: 16 horas
Árbitro: Cuneyt Cakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun (TUR)
Cartões amarelos: Ramires (BRA), Aguilar (MEX), Vázquez (MEX), Thiago Silva (BRA)
Público: 60.342 torcedores.
Brasil (4-2-3-1): Júlio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho; Oscar (Willian),Ramires (Bernard), Neymar; Fred (Jô). Técnico: Felipão.
México (5-3-2): Guillermo Ochoa; Paul Aguilar, Francisco Rodríguez, Rafael Márquez, Héctor Moreno e Miguel Layún; Héctor Herrera (Marco Fabián), José Juan Vázquez e Andrés Guardado; Giovani dos Santos (Raul Jimenez) e Oribe Peralta (Chicharito Hernández). Técnico: Miguel Herrera.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário