No Diário Oficial »Governo publica decisão de elevar mistura de etanol na gasolina
Percentual do etanol na mistura da gasolina passará de 20% para 25%. Foto: Nando Chiappetta/Esp. DP/D.A Press/Arquivo |
Segundo o governo, a elevação do índice deve impulsionar o mercado de etanol e melhorar a situação nos cofres da Petrobras. A ideia é evitar sucessivos aumentos no preço da gasolina. A estatal vem amargando prejuízos na área de abastecimento, uma vez que importa gasolina para revendê-la a preços mais baixos no mercado brasileiro. Mas o governo, controlador da companhia, não permite o repasse da instabilidade dos preços do petróleo para os combustíveis.
O Brasil havia reduzido a quantidade de etanol na gasolina de 25% para 20% em outubro de 2011, quando o biocombustível estava escasso e ocorria um aumento no preço. Mas para 2013 a indústria de cana já acenou que será capaz de atender a uma demanda maior. Com o aumento da mistura do etanol, a estatal passaria a importar menos gasolina.
A utilização de gasolina teve uma alta de 11,9% em 2012, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Em desvantagem na relação de preços com a gasolina, o etanol hidratado (vendido separadamente nas bombas de combustível e que não é misturado à gasolina) teve redução de 9,6% no consumo.
diario de pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário