sábado, 9 de julho de 2016

Mais de mil funcionários da TIM são demitidos

Desligamento em massa aconteceu na manhã desta sexta em call center de Jaboatão dos Guararapes




Reprodução/Sinttel
Call center ficava localizado no bairro de Prazeres
Uma demissão em massa desligou mais de mil funcionários, na manhã desta sexta-feira (8), de uma unidade de call center da TIM, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A operadora telefônica alegou "reorganização das atividades de atendimento ao consumidor".
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel) de Pernambuco, Carlos Eduardo Veras, informou que a demissão já era esperada, mas a TIM não havia confirmado o desligamento. "Os comentários dos trabalhadores de que o call center iria fechar eram recorrentes. Há uns 40 dias o Sinttel começou a receber denúncias de que não havia mais contratações e de que a empresa estaria começando a retirar a mobília, mas a operadora telefônica desmentia", comentou.
Após as denúncias, o Sinttel informou que procurou a TIM, por diversas vezes, para questionar a possível demissão em massa. Apenas na última segunda (4) a operadora disse que passaria por reestruturações. O Sinttel, no entanto, exigiu uma série de direitos extras, caso os funcionários fossem demitidos de 1º de julho a 31 de dezembro.
Entre os pontos fundamentais, estão o pagamento de salários adicionais por tempo trabalhado, a manutenção do plano de assistência médica e odontológica por, no mínimo, seis meses e a indenização em dinheiro para os trabalhadores que, atualmente, recebem o auxílio-creche.
Por meio de nota, a TIM informou que todo o processo foi conduzido com a máxima responsabilidade. Confira na íntegra: "A TIM realiza uma reorganização em suas atividades de atendimento ao consumidor com objetivo de garantir uma melhor sinergia entre suas operações e o fornecimento de serviços e infraestrutura de alta qualidade. A partir de 8 de julho, empresas reconhecidas por sua experiência no mercado ampliarão suas atuações no teleatendimento ao cliente e continuarão seguindo um rígido padrão de controle e desempenho acompanhados de perto pela TIM. Todo o processo foi conduzido com a máxima responsabilidade perante nossos funcionários, em diálogo contínuo com os sindicatos, incluindo a oferta de um pacote diferenciado de suporte aos colaboradores impactados, que inclui extensão do plano de saúde por seis meses, indenizações adicionais (incluindo auxílio-creche e auxílio filho portador de deficiência) e um plano de suporte ao colaborador. Tais benefícios já podem ser considerados referência no setor.
Além das novas frentes de atendimento, a companhia mantém suas unidades call centers próprios no Rio de Janeiro e em Santo André, resultando em um melhor mix capaz de suprir a demanda de atendimentos de seus clientes, a exemplo das melhores práticas adotadas pelo setor. A reorganização segue as diretrizes do Plano de Eficiência da TIM, que contempla todas as suas áreas e prevê eficiências acumuladas de R$ 1 bilhão de reais até 2017. As mudanças de processos e redistribuição de atividades de forma estratégica permitem manter o foco da companhia em serviços e infraestrutura que trazem mais competitividade e formas inovadoras de comunicação para toda a população."

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