quinta-feira, 10 de julho de 2014

Derrota em campo, prejuízo nas lojas

Seleção Brasileira deu vexame na semifinal da Copa do Mundo e vendedores do Centro ficam com estoques de camisas e acessórios encalhados

- Peterson Mayrinck, do Portal FolhaPE

Arthur Motta
Givanildo guardou todas as peças verde-amarelo
A quarta-feira é em julho, mas bem que poderia ser a Quarta-Feira de Cinzas. O Centro do Recife sem sua movimentação habitual, um palpável sentimento de tristeza e eventuais piadas sobre os resultados da partida desta terça-feira (08). Os efeitos da eliminação da Seleção Brasileira na semifinal contra a Alemanha não foi sentido apenas no humor da população, mas também no bolso dos comerciantes.
A caminho do trabalho, o vendedor Adalberto Lins ainda vestia a camisa do Brasil quando passava nas proximidades da Igreja do Carmo por volta das 10h. “A gente não sabe nem como explicar o que aconteceu. Foi vergonhoso”, comenta. E ele ainda tira do bolso um pano amassado. “Eu ainda estava com a bandeira do Brasil nas costas, mas tirei pra evitar ainda mais brincadeiras”, diz. Já Clarissa Veloso vestia a camisa sem medo e não ligou para os comentários. “O pessoal passa por mim e diz ‘essa é brasileira mesmo’. E por acaso eu vou deixar de ser brasileira? Agora eu vou é fazer jus ao dinheiro que gastei nela”, brinca.
Arthur Motta
Comerciantes já pedem remessas de camisas alemãs
Ali perto, na Praça do Carmo, boa parte das lojas já haviam recolhido as roupas e acessórios com as cores verde e amarela. “Camisa do Brasil está em promoção, é 7 por R$1”. A brincadeira em alusão ao resultado da partida dá o tom negativo das expectativas em torno das mercadorias. Um dos comerciantes, Givanildo Alexandre, vendia entre 15 e 20 peças com temática brasileira por dia antes da fatídica partida contra os alemães. “Hoje, recolhi todas. Ninguém quer comprar, o vexame foi enorme. A gente achava que poderia até perder, mas não desse jeito”, desabafa. E a decepção com o jogo se reflete nas vendas, mas também aponta uma oportunidade e nem tudo é prejuízo. “Acho que nem a disputa por terceiro lugar levanta o consumo, mas a procura por camisas da Alemanha já foi maior que o normal. Já até encomendei mais”, fala.
    “É, Klose valorizou o produto”, revela Odair José, também comerciante na área. O estoque de camisas da seleção alemã acabou, apesar do aumento no preço após o resultado do jogo e a boa expectativa de retorno financeiro para a final da Copa do Mundo. Holanda e, principalmente, Argentina também estão em alta no comércio e são bastante procuradas pelos consumidores, que adotam e apostam em outras equipes.

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