O desconto de 10% que varejistas das regiões Sudeste, Norte e Nordeste recebem será estendido de 2 mil para 5 mil pontos de venda |
Com a estratégia de postergar a elevação dos tributos, o Ministério da Fazenda espera amenizar as pressões sobre a inflação, que, de janeiro a setembro, chegou a 3,77%, quase alcançando a meta de 4,5% para o ano. Com isso, também cria condições para que o Banco Central não precise elevar a taxa básica de juros como remédio para conter a carestia, o que prejudicaria ainda mais o crescimento econômico. Segundo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cerveja encareceu 9,91% desde o início do ano.
Como justificativa para o corte nos preços, a Ambev informou que o ambiente econômico é favorável, uma vez que o reajuste nos impostos sobre a cerveja foi adiado. Entre os descontos oferecidos, bares das regiões Sudeste e Nordeste pagarão pelo equivalente a apenas 600ml na compra de garrafas de um litro da marca Brahma. Os outros 400ml serão uma cortesia. Em Brasília e no Rio de Janeiro, essa promoção será oferecida para os pedidos da marca Antarctica.
Vitórias
Os descontos também estão relacionados ao futebol. Em uma estratégia de marketing, a Ambev já havia decorado latas da cerveja Brahma com escudos de clubes brasileiros. Agora, quando eles vencerem partidas do campeonato brasileiro, o custo do produto diminuirá R$ 0,20 para os varejistas. A ação acontecerá às terças e sextas-feiras e será válida para times de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O preço da embalagem de 300ml das três principais marcas da companhia (que também comercializa a Skol) ficará congelado nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste nos supermercados atendidos pela cervejaria. Além disso, o desconto de 10% que esses varejistas já recebem será estendido de 2 mil para 5 mil pontos de venda. A promoção valerá para todas as embalagens em lata e para as garrafas de um litro.
Procuradas pela reportagem, o Grupo Petrópolis, a Heineken Brasil e a Schincariol disseram que não comentam políticas de preços. Somadas à Ambev, as quatro cervejarias representam 96% do mercado no país. A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) também disse que não compete a ela analisar políticas de preços seguidas individualmente pelas empresas.
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