domingo, 27 de outubro de 2013

Conheça os benefícios da drenagem linfática

benefícios-da-drenagem-linfatica
Reduz a retenção de líquidos, melhora a circulação sanguínea e ainda relaxa: esses são os principais benefícios da drenagem linfática, tipo de massagem que mais faz sucesso entre as mulheres. Antes de se render a ela, a fisioterapeuta Renata Vasconcelos alerta: “É importante escolher uma clínica credenciada e um bom profissional, que conheça a técnica, pois só assim o resultado será garantido”.
Dê adeus ao inchaço
Ele acontece quando há um acúmulo de líquidos entre as células, por diferentes causas: ação de hormônios, permanência por longos períodos na mesma posição, alimentação rica em sódio, falta de exercícios físicos, pressão alta, etc.
O sistema linfático é o responsável por reabsorver esse excesso de líquidos e de toxinas, filtrando-o nos gânglios linfáticos (pequenos nódulos localizados em locais como axilas e virilha). A drenagem linfática age nesse sistema, dando uma força para o seu funcionamento. Por isso, combate a retenção de líquidos, que pode adicionar cerca de 3kg à balança.
Para que os efeitos da drenagem linfática sejam melhor percebidos, reduza o consumo de sal e açúcar, beba bastante líquido durante o dia e pratique atividades físicas (pois as contrações musculares ativam o sistema linfático). A massagem geralmente é feita nas pernas, mas também pode ser realizada nos braços, na barriga e até no rosto.
E a celulite?
“A drenagem ameniza a celulite, uma vez que os pontinhos são formados por excesso de líquidos, má circulação e gordura localizada”, diz a fisioterapeuta. Para isso, as sessões devem ser regulares e combinadas com mudanças nos hábitos de vida, como adoção de uma alimentação saudável e pouco calórica. Combinar a drenagem com outras técnicas, como ultrassom, pode potencializar os resultados.
Não só pela estética
“A técnica também beneficia a saúde, pois ajuda a controlar a hipertensão, que muitas vezes é desencadeada pelo excesso de retenção de líquidos. A drenagem atua em pós-cirúrgicos, acelerando o processo de recuperação e melhora a função dos rins e da bexiga”, lista Renata.
Melhore os resultados em casa!
É possível transformar um simples ritual de passar um creme em uma drenagem linfática caseira. Todos os dias após o banho, realize o procedimento, de preferência com cremes anticelulite. “Escolha os com propriedades anti-inflamatórias, que melhoram a microcirculação; os liporredutores, que reduzem a gordura acumulada, e os que contêm ativos para deixar a pele mais firme e hidratada. Cremes à base de cafeína, centella asiática, DMAE e retinol são boas opções. Devem ser usados duas vezes por dia e associados à mudança de hábitos”, indica a dermatologista Priscila Santos Morioka.
Faça a massagem sempre de baixo para cima: apoie o pé em uma bancada e, com o creme, deslize as mãos do tornozelo para o joelho e depois do joelho para a virilha, fazendo uma leve pressão. Na barriga, com as duas mãos faça movimentos circulares ao redor do umbigo e, depois, da cintura em direção à virilha, pressionando-a levemente, para bombear os gânglios linfáticos.
Tratamento complementar
Sem uma alimentação balanceada e a prática de atividade física, a drenagem não trará os resultados esperados. A técnica pode baixar o ponteiro da balança, mas pela eliminação do líquido acumulado, e não pela perda de gordura. Portanto, sozinha, não serve para emagrecer. Se o objetivo é manter as pernas longe da celulite e dos inchaços, o ideal é aliar a drenagem linfática aos hábitos saudáveis.
Quanto é preciso?
“O número de sessões depende de cada pessoa. O tratamento consiste em pelo menos 10 sessões, mas com algumas delas já se nota uma redução considerável dos líquidos corpóreos”, responde Renata. Ou seja, cada organismo responde de uma maneira, mais rápida ou mais lenta. Inicialmente, as sessões podem ser recomendadas duas vezes por semana, passando para uma vez e, depois, de 15 em 15 dias.
“Uma sessão custa entre R$70 e R$130, dependendo do local e da linha de produtos que serão utilizados”, informa a fisioterapeuta. Algumas clínicas também oferecem pacotes com várias sessões, e o preço costuma cair bastante.
Movimentos suaves
A linfa, líquido que carrega as toxinas e o excesso de água, corre na superfície da pele. Por isso, a drenagem linfática deve ser suave, sem pressionar demais e muito menos ser dolorida ou provocar hematomas.
Pessoas com hipertensão não controlada, feridas na pele, trombose e câncer não podem se submeter à drenagem. Já as com asma brônquica, câncer já tratado, hipertireoidismo e insuficiência renal devem consultar um médico antes de iniciar o tratamento.


Faça sua avaliação grátis no Spa e Beleza da Mulher, que fica localizada na Rua João Batista de Carvalho, por tás a Igreja São Sebastião em Carpina.
Fone3621-1746 ou 9213-8578 – Gerlane Hora
URL curta: http://programadizendotudo.com.br/?p=40066

Nenhum comentário:

Postar um comentário