segunda-feira, 15 de abril de 2013


Parceria entre UFRPE e Prefeitura de Limoeiro oferece inclusão digital na Zona Rural

Inclusão Digital_Zona Rural de Limoeiro (1)
Em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a prefeitura de Limoeiro implantou na Fazenda Jucá, Comunidade de Esperança, na Zona Rural de Limoeiro, um Centro de Inclusão Digital. A ação faz parte do projeto Inclusão Digital para Firmação da Cidadania e Protagonismo da Juventude de Limoeiro, desenvolvido por universitários do curso de Ciências Sociais.
Os estudantes da UFRPE aprovaram um edital pelo Ministério das Comunicações com o grupo COMUDI, firmaram a parceria com a prefeitura e iniciaram a execução do projeto que, em Limoeiro, conta com 25 máquinas interligadas com a internet, além de inúmeros programas de informática. O projeto tem como foco a pesquisa de extensão de jovens da zona rural, consequentemente com a preparação estudantil e profissional, inclusive com experiências nos municípios de Serra Talhada e Caruaru.
De acordo com a universitária Emília Lyra, uma das oficineiras do projeto ao lado dos colegas Felipe Souza e Camila Borges, a inclusão digital dos jovens moradores da zona rural atende a uma faixa etária entre 14 e 17 anos com encontros semanais. “Desenvolvemos diversas oficinas dentro do projeto, a exemplo de rádioweb, blogs, fotografias, teatro, produções animadas, inclusão digital, entre outras atividades”, explicou Emilia.
Atualmente, o projeto atende a 25 jovens e adolescentes das comunidades de Campina de Duas Pedras e Esperança. Segundo Emilia, essa é a primeira turma do projeto formada em Limoeiro. “Mas o nosso objetivo é ampliar com uma previsão de mais duas turmas em áreas diferentes no município”, adiantou. Ela ainda contou que a indicação do município partiu do limoeirense Tiago Correia, que também integra o projeto de pesquisa da universidade.
Parceria – A prefeitura de Limoeiro tem garantido todo o deslocamento dos oficineiros, além da estrutura física do prédio e a disponibilidade dos computadores. “As pessoas que moram na zona rural pela natureza da distância elas vivem excluídas desse tipo de comunicação. Vamos trabalhar e unir forças para que possamos ampliar
URL curta: http://programadizendotudo.com.br/?p=31719

Nenhum comentário:

Postar um comentário