domingo, 7 de abril de 2013


Municípios menores sofrem com a falta de segurança pública.


Dados da União revelaram que, após longos 14 anos, Pernambuco deixou de figurar entre os Estados mais violentos (em 2009 era o terceiro), passando a assumir a quarta posição em 2010. A pequena mudança no ranking nacional é um tímido avanço, sobretudo em municípios com menos de 100 mil habitantes, que se destacam como campeões da violência no Estado,em um dos países em que mais se mata no mundo.
Mesmo com a lei do desarmamento (2003) e o lançamento do Pacto pela Vida, do Governo do Estado (2007), Pernambuco não trouxe bons resultados para pequenos municípios, a exemplo de Lagoa de Itaenga, Zona da Mata do Estado.Esta semana, na pequena cidade de 20mil habitantes, um acerto de contas entre traficantes de drogas da cidade interrompeu a vida de um jovem de16 anos. Ele estava no centro da cidade quando dois elementos desconhecidos, em uma moto, efetuaram três disparos, atingindo-o na cabeça.
Na cidade vizinha a essa, Carpina, 75mil habitantes, somente este ano foram registrados 14 homicídios. O derradeiro, até o fim desta reportagem, foi outro jovem de 16, morto a facadas na madrugada da sexta-feira (5), em um bairro da cidade.
É cada vez mais frequente falar sobre o assunto. Quase sempre com contextos semelhantes, envolvendo tráfico de drogas e furtos.Se pesquisarmos no Google sobre homicídios no interior de Pernambuco, podemos encontrar mais de um milhão em resultados.
A comparação entre os municípios mais violentos (por índice de habitantes) pode ser conferida no gráfico.
Fonte Romário Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário