quarta-feira, 20 de março de 2013


Carne de cordeiro é encontrada em empresa envolvida no escândalo da carne de cavalo

Autoridades sanitárias francesas anunciaram nesta terça-feira que encontraram na empresa Spanghero, envolvida no escândalo europeu da carne de cavalo, 57 toneladas de carne de cordeiro britânica obtida com a raspagem dos ossos, cuja importação está proibida.
A carne foi encontrada durante inspeções realizadas na Spanghero em fevereiro, quando a empresa foi envolvida no escândalo de carne de cavalo em produtos etiquetados como carne bovina, informou o promotor de Carcassonne, Antoine Leroy.
A carne foi obtida com o processo de raspar os ossos do animal.
“Está proibido importar carne obtida nestas condições em países europeus”, destacou Leroy.
O caso foi enviado à justiça e, como medida de precaução, todos os produtos fabricados com a carne foram retirados dos mercados.
De acordo com o ministério francês da Agricultura, a carne de cordeiro proibida foi vendida pela empresa Draap Trading, que pertence ao holandês Jan Fasen, também incriminado no escândalo da carne de cavalo.
A carne de cordeiro aparecia nas notas oficiais como ‘carne de cordeiro moída’ com etiqueta ‘carne de cordeiro sem nervo’, segundo o ministério, o que ocultava que foi cortada com uma técnica proibida na União Europeia.
Com base neste documento, a Spanghero não podia saber que se tratava de carne proibida.
Desde 2001 e do escândalo da vaca louca, a União Europeia proíbe, como medida de precaução, a técnica de separar a carne do osso dos ruminantes, já que raspar o osso pode provocar deixar na carne partes do osso ou da medula de eventuais portadores da infecção.

Da AFP
URL curta: http://programadizendotudo.com.br/?p=30093

Nenhum comentário:

Postar um comentário