FALÊNCIA
Empresa de formatura do Recife encerra atividade e frustra estudantes
Há cinco anos no mercado, a W9! comunicou falência a estudantes e funcionários por e-mail na manhã desta segunda-feira (22)
Da Editoria de Economia
Rossini Gomes
Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Atualizada às 15h26
Centenas de estudantes universitários do Recife receberam um calote de uma empresa responsável por organizar festas de formatura. A W9!, há cinco anos no mercado, encerrou suas atividades na manhã desta segunda-feira (22) e comunicou a decisão aos representates da comissão de formatura de cada turma e aos seus funcionários por meio de um e-mail. Dezenas de estudantes se concentraram em frente ao escritório da empresa, na Rua Treze de Maio, nº 33, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, em busca de explicações. Até o momento, a empresa não foi encontrada.
De acordo com o vice-presidente da Associação das Empresas de Formatura do Estado de Pernambuco (Aefe-PE), Rogério Albuquerque, a empresa não estava incluída na associação. "A W9! tinha problema com o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e não apresentava a verdadeira idoneidade", destaca, lembrando que, atualmente, oito empresas integram a Aefe-PE. "Angelus Eventos, Cia de Formatura, Glamour Formaturas, Mega Eventus, Meta Formaturas, Mira Eventos, Mottas Formaturas e Nova Era."
O estudante Renato Neves, integrante da comissão de formatura do curso de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), diz que a turma estava prestes a ter a Aula da Saudade. "Fomos pegos de surpresa. Nossos convites foram feitos por terceiros, mas o cerimonial e a iluminação eram por conta deles", conta. Renato afirma que a turma pagava a empresa R$ 1,8 mil mensalmente. "Começamos a pagar em junho de 2012 e terminanos no final de agosto deste ano."
O advogado Leandro Pereira, que acompanhava a movimentação em frente ao escritório, informa que a W9! cometeu um crime de estelionato e diz que os estudantes devem prestar queixa na Delegacia do Consumidor. "Será difícil reaver o dinheiro. Talvez a empresa não tenha como pagar. Se tiver bens, eles poderão ser penhorados para pagar a dívida", explica. Quanto aos funcionários, o advogado recomenda que entrem com uma ação na Justiça do Trabalho. "Para saber se eles terão direito ao Seguro Desemprego, é preciso saber se a empresa depositava o valor mensalmente."
"O último caso semelhante no Recife aconteceu há 15 anos e envolveu a empresa Formandos", afirma a tesoureira da Afepe, Isabela Santos.
O JC teve acesso ao e-mail enviado aos representantes da comissão de formatura de cada turma e aos funcionários. Confira o texto na íntegra:
"Infelizmente o país vem passando por uma grave crise financeira. Esta crise tem afetado já há algum tempo todas as finanças da empresa W9!. O que tem acarretado uma alta inadimplência que em alguns momentos tem chegado a mais de 60%. A empresa tentou de todas as formas corrigir erros para conseguir permanecer de pé. Mas infelizmente isso não foi possível por inúmeros fatores alheios à nossa vontade.
A empresa tentou de todas as formas melhorar suas vendas para conseguir cobrir suas despesas mensais cada vez mais altas por conta das execuções dos eventos. Infelizmente também não conseguiu êxito neste intento por vários motivos e entre eles pela dura concorrência do mercado e pelos baixos preços trabalhados em orçamentos, o que termina por obrigar a todos baixar seus valores ao máximo.
Esta prática de todo mercado de receber antes todo o pagamento dos eventos se transforma numa bola de neve que termina por minar as finanças das empresas por mais que ninguém fale nada.
Nossa empresa tentou de todas as formas conseguir ultrapassar este momento tão difícil, mas sem sucesso. Nesses 5 anos e meio sempre lutamos para fazer o melhor para nossos clientes. E na grande maioria dos casos conseguimos.
Infelizmente e tristemente viemos aqui para informar a todos que a partir desta segunda 22.09, as nossas portas estarão fechadas.
Lamentavelmente não temos mais como honrar nossas execuções de eventos. E a partir desta data fechamos nossas portas com pesar.
Todos os contratos serão a partir de agora de responsabilidade da nossa assessoria jurídica que entrará em contato com todas as comissões e dará prosseguimento com suas devidas anulações.
Pedimos desculpas a todos os formandos que um dia se formaram, bem como para os que ainda irão se formar. Esperamos que todos consigam o quanto antes firmar novos contratos com outras empresas do mercado. Pedimos sinceras desculpas mais uma vez na certeza de que essa turbulência passará em algum momento para todos.
Respeitosamente,
Agência W9!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário