Abelardo da Hora é enterrado
Familiares e parentes prestaram uma última homenagem ao artista plástico
Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco
Dos problemas de saúde enfrentados pelo artista plástico, internado há mais um mês no Hospital Memorial São José, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, Abelardo Jr. e família esperavam pela recuperação do escultor. "Os problemas começaram por conta dos materiais que ele utilizava para produzir suas obras no ateliê. Tínhamos a expectativa de que ontem (terça) ele saísse do quarto do hospital. Mas não aconteceu", disse.
Abelardo deu entrada no Hospital Memorial São José para tratar de uma virose. O artista enfrentou, neste período, uma pneumonia, uma infecção pulmonar e um AVC. Nascido em 31 de julho de 1924, no município de São Lourenço da Mata, o artista foi radicado recifense na década de 1930. Irmão do cantor Claudionor Germano, o artista plástico, professor, poeta, escultor, desenhista, gravurista e ceramista começou a carreira na década de 1940. Suas obras com teor social encontram-se em vários pontos da cidade do Recife.
O artista plástico casou-se em 1948 com a poetiza Margarida Lucena (falecida em 2010) e teve sete filhos: Lenora (1949), Sandra (1950), Lêda (1952), Ana (1954), Sara (1955), Abelardo Filho (1959) e Iuri (1961).
Nenhum comentário:
Postar um comentário