sexta-feira, 4 de abril de 2014

SASSEPE

Reforma do Hospital dos Servidores será entregue este mês

Obra, que contempla novos ambulatório, emergência e enfermaria de pacientes crônicos, se arrasta há dois anos

Publicado em 04/04/2014,



Do JC Online

 / Foto: JC Imagem

Foto: JC Imagem

Até o fim deste mês, serão entregues os novos ambulatório, emergência e enfermaria de pacientes crônicos do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), que atende aos beneficiários do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores de Pernambuco (Sassepe). A promessa é do diretor-geral da unidade de saúde, Tadeu Godoy, após representantes do governo do Estado visitarem a obra no início da semana. A obra se arrasta há dois anos – o prazo inicial de entrega era de cinco meses –, tendo ganho velocidade com a mudança de diretoria, em junho do ano passado. Somente entre 2013 e 2014, foram desembolsados R$ 15 milhões nas obras.
Segundo Tadeu Godoy, a reforma está 99% pronta, faltando alguns ajustes. Com a entrega, o hospital – alvo de críticas constantes dos pacientes – receberá 38 novos leitos, sendo 19 na emergência (hoje, funcionam 15 provisórios) e a outra metade na enfermaria de pacientes crônicos (até então inexistente). Esta última, que trata beneficiários em estado grave e que passam por longos internamentos, tende a receber uma grande demanda, considerando que 54% das 194 mil vidas atendidas pelo Sassepe possuem 50 anos de idade ou mais.
Os espaços ganharão novos equipamentos, camas e móveis, além de ar-condicionado e acomodações melhores para os acompanhantes.
“Temos pacientes crônicos, internados há 100 dias e sem perspectiva a médio prazo de alta. Estes pacientes vão ser transferidos para a nova enfermaria, onde terão mais conforto”, explica.
Também foi montado um novo quadro de médicos da emergência, que funcionará das 7h às 19h, com seis clínicos e dois cirurgiões, e das 19h às 7h, com três clínicos e dois cirurgiões.
Outros investimentos são prometidos. No segundo semestre, devem ser entregues a reforma da estrutura elétrica e uma central de imagens, que contemplará, por exemplo, equipamentos de raio-x digital, ultrassom e um novo cardiograma. Hoje, os próprios gestores do Sassepe admitem que não há muitas opções de prestadores de serviços na área de exames de imagem.
Além disso, até o fim do ano, está prevista a conclusão das reformas das enfermarias cirúrgicas e clínicas e do setor de quimioterapia.
Se todas as promessas forem cumpridas, estima-se que a capacidade de atendimento do Hospital dos Servidores aumentará em 35%. “Dos 194 mil beneficiários, 50 mil recebem algum tipo de atendimento por mês pelo HSE e pela rede credenciada. Destes 50 mil eventos, o hospital só consegue fazer 17 mil por mês, queremos elevar essa quantidade para 35 mil e desafogar a rede credenciada, que está sobrecarregada”, explica Tadeu Godoy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário