RELIGIÃO
Católicos participam de procissões antes da Páscoa
As Procissões do Encerro e dos Passos são consideradas as mais antigas do Brasil
Do JC Online
Foto: Guga Matos/JC Imagem
As Procisões do Encerro e dos Passos da Paixão de Cristo acontecem nesta quinta (3) e sexta-feira (4) no Recife. Os cortejos são realizados 15 dias antes da Páscoa e realizados pela Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.
A procissão do Encerro começa às 17h, com uma missa na Igreja Madre de Deus, localizada no Bairro do Recife. De lá, os religiosos seguem para a Basílica Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio. Segundo a tradição, a imagem de Jesus Cristo segue coberta por um tecido roxo. os fiéis vão lembrar do momento em que Cristo foi rezar no Horto das Oliveiras e preso.
Na sexta-feira, os religiosos farão o percurso inverso, retornando da Basílica do Carmo para a Igreja Madre de Deus, na Procissão dos Passos. Antes, uma missa será celebrada a partir das 17h. O objetivo deste cortejo é refletir sobre os sete passos de Jesus até o Calvário. Neste caminho, a imagem do Bom Jesus dos Passos se encontra com a de Nossa Senhora das Dores na Praça da Independência.
As procissões são consideradas as mais antigas do Brasil, completando 360 anos nesta edição. A tradição começou quando militares brasileiros e portugueses expulsaram os holandeses da Capitania de Pernambuco, em 1654, e para pagar uma promessa, deram início ao ato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário