quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Guerra

Regime sírio e Rússia voltam a bombardear Aleppo e província de Idleb


AFP
Bombardeio foi reiniciado após quase um mês de trégua em Aleppo / Foto: AFP
Bombardeio foi reiniciado após quase um mês de trégua em AleppoFoto: AFP
Os aviões do regime sírio e de sua aliada Rússia bombardearam na madrugada desta quarta-feira (16) a área rebelde de Aleppo e a província de Idleb, um dia depois de Moscou ter anunciado uma nova ofensiva militar na Síria, informou uma ONG.

"Os aviões militares russos atacaram toda a noite e até a manhã várias regiões de Idleb", uma província do noroeste da Síria controlada por uma aliança de rebeldes e jihadistas, afirmou à AFP Rami Abdel Rahmane, diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). "Ao mesmo tempo, a aviação do regime bombardeou os bairros do leste de Aleppo", completou, a respeito da segunda maior cidade da Síria, dividida entre setores sob controle do governo e outros dominados pelos rebeldes.
Após uma pausa de um mês, o regime de Bashar al-Assad retomou na terça-feira a campanha contra o setor rebelde da ex-capital econômica síria, no mesmo dia em que Moscou anunciou uma nova ofensiva, oficialmente contra os extremistas de Idleb e de Homs (centro). Os bombardeios russos foram executados a partir do porta-aviões Almirante Kuznetsov, que chegou na semana passada às costas sírias para reforçar o dispositivo militar russo no país em guerra desde 2011. Moscou apoia as forças do regime sírio, enquanto Washington auxilia a rebelião considerada moderada.
Aleppo, onde 250.000 pessoas vivem cercadas nos bairros da zona leste há quase quatro meses, é uma cidade chave tanto para o regime de Bashar al-Assad como para seus opositores, que se enfrentam em uma guerra que já deixou mais de 300.000 mortos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário