sexta-feira, 26 de outubro de 2012



Blecaute » Consumidor pode ser indenizado por eletrônicos queimados durante apagão


O consumidor que teve aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos queimados durante a falta de energia, ocorrida nesta quinta-feira (25) nos noves estados nordestinos, pode procurar a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para fazer uma reclamação. De acordo com o órgão responsável pelos direitos do consumidor, o Procon-PE, os consumidores têm até 90 dias para recorrer junto ao órgão o reparo, restituição do produto, reembolso financeiro ou conserto.

O consumidor deve informar os dados pessoais completos, as especificações do aparelho danificado (com data e horário da queima) e juntar três orçamentos de empresas diferentes com preços de produtos novos. A queixa também pode ser formulada na internet, no site da Celpe. Segundo o Procon-PE, as ações indenizatórias não são de responsabilidade do órgão, mas, sim da Justiça. "O artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor é bem claro em relação a todas estas questões entre concessionárias e serviços prestados à sociedade", destaca o órgão.

A Celpe enviou, na madrugada desta sexta (26), uma nota sobre o blecaute. No comunicado, a companhia informa que "a interrupção de energia registrada em estados das regiões Norte e Nordeste do país afetou 100% dos municípios pernambucanos. A ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 23h14 (horário local), da quinta-feira (25). Em Pernambuco, a Chesf autorizou a recomposição gradativa das cargas a partir da 1h29 desta sexta-feira (26). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) até o momento não informou as causas da ocorrência. A Celpe se coloca à disposição".

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