sábado, 13 de outubro de 2012

Mercado » Ambev promete diminuir o preço de cervejas a partir da próxima semana Maior fabricante do país reduzirá o valor cobrado dos varejistas em várias regiões, além de fazer ações promocionais. Governo adiou aumento de tributos esperando ajuda para conter inflação

O desconto de 10% que varejistas das regiões Sudeste, Norte e Nordeste recebem será estendido de 2 mil para 5 mil pontos de venda (Monique Renne/CB/D.A Press)
O desconto de 10% que varejistas das regiões Sudeste, Norte e Nordeste recebem será estendido de 2 mil para 5 mil pontos de venda
O preço de algumas das principais marcas de cerveja no varejo ficará menor a partir da próxima semana. A Ambev, maior cervejaria do país, diminuirá em até 15% o valor cobrado dos pontos de venda no Distrito Federal, em Goiânia e no Amazonas. O Correio/Diario apurou que, após o governo adiar para 1ª de abril de 2013 parte do aumento da carga tributária sobre o produto, havia a expectativa de que os custos das empresas cairiam.

Com a estratégia de postergar a elevação dos tributos, o Ministério da Fazenda espera amenizar as pressões sobre a inflação, que, de janeiro a setembro, chegou a 3,77%, quase alcançando a meta de 4,5% para o ano. Com isso, também cria condições para que o Banco Central não precise elevar a taxa básica de juros como remédio para conter a carestia, o que prejudicaria ainda mais o crescimento econômico. Segundo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cerveja encareceu 9,91% desde o início do ano.

Como justificativa para o corte nos preços, a Ambev informou que o ambiente econômico é favorável, uma vez que o reajuste nos impostos sobre a cerveja foi adiado. Entre os descontos oferecidos, bares das regiões Sudeste e Nordeste pagarão pelo equivalente a apenas 600ml na compra de garrafas de um litro da marca Brahma. Os outros 400ml serão uma cortesia. Em Brasília e no Rio de Janeiro, essa promoção será oferecida para os pedidos da marca Antarctica.

Vitórias
Os descontos também estão relacionados ao futebol. Em uma estratégia de marketing, a Ambev já havia decorado latas da cerveja Brahma com escudos de clubes brasileiros. Agora, quando eles vencerem partidas do campeonato brasileiro, o custo do produto diminuirá R$ 0,20 para os varejistas. A ação acontecerá às terças e sextas-feiras e será válida para times de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O preço da embalagem de 300ml das três principais marcas da companhia (que também comercializa a Skol) ficará congelado nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste nos supermercados atendidos pela cervejaria. Além disso, o desconto de 10% que esses varejistas já recebem será estendido de 2 mil para 5 mil pontos de venda. A promoção valerá para todas as embalagens em lata e para as garrafas de um litro.

Procuradas pela reportagem, o Grupo Petrópolis, a Heineken Brasil e a Schincariol disseram que não comentam políticas de preços. Somadas à Ambev, as quatro cervejarias representam 96% do mercado no país. A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) também disse que não compete a ela analisar políticas de preços seguidas individualmente pelas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário