terça-feira, 30 de agosto de 2016

Impeachment

Temer e ministros continuarão ofensiva para acelerar julgamento de impeachment


Agência Estado
Temer tem viagem programada para a China / Foto: AFP
Temer tem viagem programada para a ChinaFoto: AFP
Atentos ao desenrolar do dia nesta terça-feira (30) o presidente em exercício, Michel Temer, e os ministros do Planalto, apesar de dizerem que o governo não está interferindo na votação, darão prosseguimento ao trabalho de monitoramento dos votos dos senadores. O Planalto está preocupado com a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, em deixar a votação final para a quarta-feira (31) pela manhã. 

Isso é ruim porque poderá atrapalhar e atrasar ainda mais os planos do governo e de Temer, que tinha previsto, já em um cenário de primeiro adiamento, viajar na tarde de quarta-feira, no máximo até às 16 horas, para poder chegar a tempo de participar das agendas na China. 

Se realmente, como quer Lewandowski, para quarta-feira cedo ficar agendada apenas a votação, a avaliação de interlocutores do presidente é que "ainda dá tempo", já que essa fase tende a ser mais rápida do que os debates e exposição dos senadores. 

Na ofensiva do governo, Temer e seus aliados seguirão o dia em conversas para tentar convencer parlamentares da base para que eles ou falem rapidamente, já que sabem que todos querem deixar registradas as suas participações nesta sessão histórica, ou que abram mão de suas falas. 

Bancada do Maranhão

Outra investida que deve continuar acontecendo ao longo do dia é em relação à bancada de senadores do Maranhão, já que os três senadores - Roberto Rocha (PSB), Edison Lobão (PMDB) e João Alberto (PMDB) - dizem que vão votar em bloco. Temer esteve com Rocha no domingo e com Lobão na segunda. Ainda falta João Alberto, que ainda não teria chegado em Brasília. Segundo afirmou uma fonte ao jornal O Estado de S. Paulo, no caso do senador Rocha, um importante cargo federal na região Nordeste entrou nas negociações. 

Apesar disso, os três senadores maranhenses foram alvos de investidas também do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que veio a Brasília no final da semana passado justamente para tentar convencê-los a votar a favor da presidente afastada Dilma Rousseff. 

Temer, que tem a agenda desta quarta-feira sem compromissos agendados para a parte da tarde, e seus aliados investirão ainda em outros senadores, monitorando e repassando novamente os nomes, telefonando ou chamando para cafés. Na segunda, o próprio presidente em exercício falou por telefone com diversos senadores. 

Temer tem previsão de viagem para a China

Mesmo com a votação final na quarta de manhã, o Planalto ainda planeja fazer um esforço para garantir a saída da comitiva presidencial no final da tarde do mesmo dia. A viagem de Temer para a China tem previsão de três paradas: na Ilha do Sal, Cabo Verde; em Praga, capital da República Tcheca; e em Astana, capital do Cazaquistão. 

O tempo de viagem estimado, que era de 33 horas, segundo assessores de Temer, passou a ser de 27 e 28 horas. Com isso, se ele conseguir sair do Brasil até às 17 horas, ele chegaria a Ásia na manhã do dia 2, o que ainda possibilitaria que ele participasse de um seminário de empresários em Xangai. 

Além do encontro com empresários, Temer pretende ter um encontro com o primeiro-ministro chinês, e diversos encontros bilaterais. Para o dia 3 de setembro, por exemplo, já estão previstos encontros bilaterais com os primeiros ministros da Espanha e Itália, com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Há também a previsão de uma conversa com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo. A agenda principal na China, o encontro dos líderes do G-20, está marcada para os dias 4 e 5 de setembro. 

Caso impedimento seja confirmado, Temer terá cerimônia de posse

Logo após o julgamento, se confirmado o afastamento definitivo de Dilma, Temer terá que participar de cerimônia de posse no Congresso. O desejo do Planalto é que o evento será rápido e discreto, assim não atrapalharia os planos da viagem e ainda reforçaria o discurso de Temer que é momento de pacificar o País e que ele está assumindo o posto com base na democracia. 

Os trâmites da cerimônia já estão sendo discutidos com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), desde a semana passada. Renan é o encarregado de definir o rito. Os dois devem conversar, ainda nesta terça, inclusive, para bater o martelo dos detalhes do provável evento de quarta.
Audiência

Caso Harlynton: família pede R$ 800 mil de indenização à Vera Cruz


JC Trânsito
Esta é a primeira audiência cível, de instrução e julgamento, do processo contra a empresa Vera Cruz por danos morais e materiais / Foto: André Nery/JC Imagem
Esta é a primeira audiência cível, de instrução e julgamento, do processo contra a empresa Vera Cruz por danos morais e materiaisFoto: André Nery/JC Imagem
*Com informações do repórter Pedro Alves, do Jornal do Commercio
A família de Harlynton Lima dos Santos, de 20 anos, que morreu em junho do ano passado após cair de um ônibus no terminal do Cais de Santa Rita, participa de audiência, na manhã desta terça-feira (30), no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Esta é a primeira audiência cível, de instrução e julgamento, do processo contra a empresa Vera Cruz por danos morais e materiais, movido pelos familiares do estudante.
Em entrevista à Rádio Jornal, o advogado dos pais de Harlynton, Rodrigo Inojosa, afirmou que os familiares pedem indenização no valor de R$ 800 mil à empresa. "Uma morte é imensurável. A gente não está aqui para mensurar a morte de um filho, mas para termos alguma resposta. Porque a empresa, juridicamente falando, tem sua culpabilidade", declarou Jocely Ferreira, pai de Harlynton.

Participam da audiência representantes da empresa Vera Cruz, a família de Harlynton, advogados e testemunhas, que serão ouvidas caso não haja acordo. Além deste, que acontece na esfera cível, também há um processo criminal em andamento contra o motorista do ônibus, José Cândido da Silva, de 62 anos, indiciado por homicídio doloso, quando é assumido o risco de matar. Segundo a denúncia o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o motorista teria deixado a porta fechada e saído em alta velocidade, causando a queda de Harlynton. O caso aconteceu por volta das 23h20 do dia 15 de junho do ano passado. 
De acordo com as investigações, após o desembarque dos passageiros da linha TI Tancredo Neves/Imip, Harlynton se aproximou do ônibus. Usuários que haviam descido do coletivo chegaram a bater na lateral para avisar ao motorista que o jovem estava tentando embarcar. Mesmo assim, ele não abriu a porta e o estudante ficou pendurado próximo à porta dianteira. O condutor acelerou e fez uma curva, que provocou a queda do estudante e seguiu viagem sem prestar socorro.
A empresa Vera Cruz informou que não vai se pronunciar sobre a audiência.
Petróleo

Petrobras e estatal norueguesa ampliam parceria para explorar petróleo e gás


Agência Brasil
Memorando foi estabelecido nesta terça-feira (30) / Foto: EBC
Memorando foi estabelecido nesta terça-feira (30)Foto: EBC
A Petrobras e a estatal norueguesa Statoil vão ampliar a parceria para a participação em licitações de áreas exploratórias de petróleo e gás natural e, também, para desenvolvimento de tecnologia de recuperação adicional de óleo nos campos produtores.

As duas petrolíferas assinaram nesta terça-feira (30) um memorando de entendimento no qual se comprometem a avaliar oportunidades e aprofundar atuação estratégica. Segundo nota divulgada pela Petrobras, as duas companhias vão trabalhar para avançar em propostas para participação conjunta em futuras licitações na área de exploração.

Na avaliação da Petrobras, o memorando de entendimento dá continuidade à parceria que as empresas já têm no Brasil e no exterior, além de capturar valor por meio do uso de novas tecnologias de aumento de recuperação de petróleo e da simplificação de atividades operacionais.

“Os resultados que já alcançamos nas nossas parcerias na área de exploração são prova de que a Petrobras é capaz de manter seus interesses estratégicos ao mesmo tempo em que encontra formas de contornar as evidentes restrições de capital nesse momento”, diz, em nota, o presidente da Petrobras, Pedro Parente.

O esforço conjunto para potencializar as competências técnicas das empresas, com o objetivo de elevar os volumes de óleo recuperável em campos maduros envolve atividades já em andamento nas bacias de Campos e Santos.

Segundo Parente, as empresas estão avançando em uma parceria estratégica que será vantajosa para ambas. “A Statoil tem índices bastante elevados de recuperação de óleo em seus campos em produção, por exemplo, e nós teremos acesso a essa tecnologia por meio de um parceiro, com ganhos evidentes para os dois lados,” disse Parente.

Com o objetivo de otimizar o aproveitamento do gás, incluindo infraestrutura e sua monetização, Petrobras e Statoil pretendem fazer um amplo diagnóstico do mercado de gás no país. As empresas vão considerar, ainda, a possibilidades de realizar investimentos conjuntos em projetos de escoamento e processamento de petróleo e gás natural - inclusive com a atração de novos parceiros.

Sem cláusulas vinculantes, o memorando indica a intenção das duas empresas em trabalhar conjuntamente, em um horizonte de dois anos, para viabilizar esses projetos, mas os valores envolvidos dependerão das negociações que serão feitas a partir da assinatura do documento.

Atualmente, a Petrobras e a Statoil já estão consorciadas em 13 blocos, em fase de exploração ou de produção, sendo 10 no Brasil e 3 no exterior, informa a estatal brasileira.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Rei do Pop

Michael Jackson completaria 58 anos nesta segunda-feira


NE10
Cantor Michael Jackson faleceu em 2009  / Foto: AFP
Cantor Michael Jackson faleceu em 2009Foto: AFP


O cantor Michael Jackson, eternizado como rei do pop, faleceu há sete anos na própria casa, em Los Angeles, e deixou uma legião de fãs de luto. Se estivesse vivo, Michael estaria completando 58 anos nesta segunda-feira (29). O cantor nasceu nesta data no ano de 1958, no estado americano de Indiana. 

Jackson faleceu após uma parada cardíaca aos 50 anos de idade, mas a morte precoce não significou que o esquecimento fosse o destino do cantor. Nem deveria - Michael Jackson começou a marcar o mundo da música nos anos 70, com a célebre Jackson 5, e, até hoje, é lembrado frequentemente.

Os sucessos "Thriller", "Beat It" e "Billie Jean", assim como os passos de dança e o eterno moonwalk, tornaram-se a marca que Michael Jackson deixou no mundo. Mesmo com a vida pessoal repleta de escândalos envolvendo pedofilia e abusos sexuais, o legado artístico de Jackson acabou se mostrando atemporal. 

De acordo com o Guiness Book, Jackson é considerado o maior artista de todos os tempos por ter vendido 1,5 bilhões de álbuns em toda a sua carreira. Após a sua morte, a gravadora Sony assinou um contrato de US$ 250 milhões pelos direitos autorais de distribuição do cantor até 2017. Neste período, sete álbuns póstumos deveriam ter sido lançados, mas a gravadora se limitou a dois. 

Além dos álbuns póstumos, Jackson ganhou uma turnê do Cirque du Soleil em sua homenagem no ano de 2011, chamada The Immortal World Tour, e virou um jogo para Nintendo Wii, Nintendo DS e PSP chamado "Michael Jackson: The Experience". 

Sucessos

O álbum Thriller, lançado em novembro de 1982, também quebrou um recorde mundial: de acordo com o Guiness, é o álbum mais vendido de todos os tempos, superando a marca de 100 milhões de vendas em todo o mundo. Os três maiores sucessos do cantor estão presentes nesse disco. Relembre abaixo os clássicos Billie Jean, Beat It e Thriller:






Recuperação

Crescimento da indústria só deve vir em 2017


Agência Estado
Diversos setores da indústria brasileira ainda sentem os efeitos da crise econômica / Foto: EBC
Diversos setores da indústria brasileira ainda sentem os efeitos da crise econômicaFoto: EBC

O setor de média baixa intensidade - que inclui produtos de borracha, metálicos, não metálicos, entre outros - tem sido a exceção no processo de recuperação da indústria brasileira. 

O patamar da queda continua similar ao verificado no período mais intenso da crise. No trimestre encerrado em junho, o recuo foi de 10,4% ante o mesmo período do ano passado. "A indústria de média baixa segue andando de lado", afirma Rafael Cagnin, economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).

Essa fatia da indústria sofre com a baixa demanda por produtos metálicos - resultado da crise do setor automobilístico e da construção civil - e pelo excesso de produção em siderurgia no mundo, o que dificulta o caminho das exportações para aliviar o mau momento do mercado brasileiro. 

"O setor de média baixa tecnologia ainda enfrenta as dificuldades do setor de petróleo e combustível. Ele não sente só o efeito da crise, mas também as questões envolvendo a Petrobrás", diz o economista do Iedi. 

Sem recuperação

Embora o cenário comece a melhorar para a indústria de forma geral, um crescimento da produção industrial só deverá ser observado no ano que vem. De acordo com os analistas consultados pelo relatório do Focus, do Banco Central, a expectativa para a produção industrial é de uma alta de 1,05% em 2017. Neste ano, os economistas estimam uma retração de 5,95%. 

"Se vier uma recuperação, ela deve ocorrer em 2017. Estamos num momento delicado. Possíveis reversões dessa trajetória de recuperação podem ocorrer", afirma Cagnin.

Um dos pontos de incerteza da indústria nacional é o patamar do câmbio por causa da recente a valorização do real. Neste ano, a moeda americana já recuou 17,4% ante a brasileira.

No ano passado, a forte desvalorização do real tornou a indústria brasileira mais competitiva no exterior e reduziu o ritmo de importações, o que beneficiou duplamente os produtores nacionais. 

"Com o câmbio a R$ 3,50, a perspectiva era de uma melhora imediata. O real desvalorizado ajudou na substituição de importação de 300, 350 mil toneladas no setor têxtil e algo em torno de 400 e 450 milhões de peças de vestuário", afirma Rafael Cervone, presidente da Associação Brasileira de Indústria Têxtil(Abit). 

"Se conseguimos mexer com questões mais estruturantes, como a modernização da legislação trabalhista e avançar nos acordos comerciais, rapidamente o cenário pode e os investimentos serão retomados", afirma Cervone.
Atraso

Problemas mecânicos atrasam viagens na Linha Centro do Metrô do Recife


JC Trânsito
Problema ocorreu entre as estações Joana Bezerra e Recife / Foto:Jorge Luís/Voz do Leitor
Problema ocorreu entre as estações Joana Bezerra e RecifeFoto:Jorge Luís/Voz do Leitor
Problemas mecânicos na Linha Centro do Metrô do Recife tornaram as viagens dos passageiros mais demoradas na manhã desta segunda-feira (29). Alguns usuários do transporte relataram estrondos  e queda de energia na linha Centro do Recife.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), um problema foi percebido e um técnico normalizou a situação em sete minutos, mas usuários, que vinham no sentido Camaragibe-Recife, decidiram descer dos trens e seguiram a pé. "As pessoas desceram e foram andando pelos trilhos entre a estação Joana Bezerra e a estação Recife. Por causa disso, os trens do metrô não puderam seguir com a mesma velocidade", alertou. 

Ainda de acordo com a assessoria da CBTU, as pessoas que desceram estão sendo redirecionadas para que não aconteçam acidentes e, devido a isso, os trens ainda não seguem com a velocidade normal.
Outros problemas foram relatados nos últimos meses no Metrô do Recife, comoquedas de energia e furtos dos cabos de sinalização.
Tempestade

Raio mata mais de 300 renas na Noruega


Renas foram encontradas na sexta-feira (26) / Foto: AFP
Renas foram encontradas na sexta-feira (26)Foto: AFP
Mais de 300 renas morreram na Noruega, atingidas por um raio, informaram nesta segunda-feira (29) as autoridades.

As 323 renas foram encontradas mortas na sexta-feira por um guarda-florestal em Hardangervidda, um parque nacional onde 10.000 renas vivem em liberdade.

Imagens exibidas na televisão mostram os animais mortos, concentrados em um espaço limitado.

"Aconteceu uma tempestade muito forte na sexta-feira na região. Os animais se reúnem quando o tempo fica ruim e estes foram atingidos por um raio", afirmou à AFP Kjartan Knutsen, funcionário da Direção Norueguesa de Meio Ambiente.

"É algo incomum. Nunca antes havíamos visto algo similar em uma escala tão grande", completou.
Polícia

Motorista embriagado invade igreja em Garanhuns


NE10 Interior
Veículo quebrou porta de vidro e danificou bancos de madeira da igreja / Foto: Agreste Violento
Veículo quebrou porta de vidro e danificou bancos de madeira da igrejaFoto: Agreste Violento
Um motorista embriagado invadiu na madrugada desse domingo (28), por volta das 2h30, uma unidade da Igreja Assembleia de Deus em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Testemunhas disseram à Polícia Militar que o carro, um Astra, quebrou a porta de vidro e 21 bancos de madeira da igreja, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, no centro de Garanhuns. Ninguém ficou ferido.

Após o ocorrido, o motorista, que trabalha como vendedor, foi submetido a exame de alcoolemia, em que foi confirmada a embriaguez (0,48 decigramas de álcool por litro de sangue). Ele foi autuado em flagrante, mas pagou fiança de R$ 1,8 mil e foi liberado.

Veja o vídeo registrado por uma testemunha logo após o ocorrido:


sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Moradia

Governo transfere 1,5 mil casas do PAC para MCMV em Pernambuco


Agência Brasil
A previsão é que a construção das primeiras unidades comece até o início do ano que vem / Foto: Igo Bione/ JC Imagem
A previsão é que a construção das primeiras unidades comece até o início do ano que vemFoto: Igo Bione/ JC Imagem
O ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou nesta sexta-feira (26) a transferência da construção de 1.528 unidades habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Minha Casa,Minha Vida nos municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife.

De acordo com Bruno Araújo, a migração permite que as habitações sejam construídas de forma mais rápida, destravando as obras do PAC. “Obras de mobilidade, de saneamento, muitas vezes tem licenciamento e outras burocracias que atrapalham a velocidade com que se entrega aquela obra de habitação, que está vinculada. No momento que a gente leva para o Minha Casa, Minha Vida que tem expertise, experiência e orçamento firme, a gente dá velocidade e eficiência à construção”, disse o ministro.
O secretário de Habitação de Pernambuco, Marcos Baptista, afirmou que a autorização para a migração já havia sido concedida em 2014, mas a contratação ainda não estava liberada. A previsão é que a construção das primeiras unidades comece até o início do ano que vem, segundo o ministro das Cidades.
Mais de 6 mil pessoas vão ser atendidas. A situação dessas famílias é variada, segundo o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. “Tem famílias que estão no auxílio-moradia e outras que estão vivendo em condições não muito adequadas. Mas é isso que a gente vai resolver”.
As obras do PAC nesses municípios são todas de saneamento integrado – o que inclui drenagem, ampliação de vias, pavimentação e esgotamento sanitário. Elas continuam no orçamento do programa federal de infraestrutura.
Em todo o país, o Ministério das Cidades pretende migrar 14 mil moradias previstas do PAC para o Minha Casa, Minha Vida. Elas devem entrar na faixa 1 do programa, voltada às famílias com renda de até R$ 1.600.
Cartão-Reforma
O ministro Bruno Araújo afirmou ainda que um novo programa será lançado nos próximos dias pelo presidente interino Michel Temer, o Cartão-Reforma “que vai poder atender os brasileiros que já tem a sua casa de forma precária e vai receber ajuda para melhoria da qualidade habitacional da sua casa”.
INSS

Auxílio-doença: trabalhadores poderão voltar ao trabalho sem nova perícia


O novo procedimento deve ser regulamentado num prazo de 15 dias a partir desta sexta-feira / Foto: Reprodução
O novo procedimento deve ser regulamentado num prazo de 15 dias a partir desta sexta-feiraFoto: Reprodução
Os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que receberem auxílio-doença não precisarão mais passar por nova perícia para voltarem a trabalhar. A medida é para agilizar o retorno ao trabalho e desafogar o setor de perícias do órgão.

A Portaria 152, publicada nesta sexta-feira (26), no Diário Oficial da União, estabelece que o perito que conceder o auxílio já preveja o prazo necessário para o trabalhador se recuperar da doença. Atualmente, o segurado precisa passar por nova perícia, o que, muitas vezes, pode ir além do prazo inicialmente previsto para o auxílio.
O dispositivo permite também que o segurado que tiver o benefício negado ou que não se sentir preparado para retornar ao serviço no prazo dado na perícia inicial peça uma nova perícia em outra instância, caso sinta que precisa de mais tempo para recuperação.
Antes, pela reconsideração, o beneficiário poderia ser reavaliado pelo mesmo perito, o que diminuía consideravelmente a chance de reversão da decisão. Pela portaria de hoje, o segurado amplia a possibilidade de reversão do seu benefício, pois a reavaliação poderá ser feita em outra instância e por outro perito.
O novo procedimento deve ser regulamentado num prazo de 15 dias a partir desta sexta-feira.
Rede social

Facebook fica fora do ar em várias partes do mundo


NE10
O erro durou entre 20 e 30 minutos, segundo alguns relatos dos usuários / Foto: Reprodução
O erro durou entre 20 e 30 minutos, segundo alguns relatos dos usuáriosFoto: Reprodução
Usuários afirmaram que o Facebook apresentou falhas na noite desta sexta-feira (26) em várias partes do mundo. Segundo os internautas, a rede apresentou instabilidade tanto na versão do site quanto no smartphone.

O erro durou entre 20 e 30 minutos, segundo alguns relatos dos usuários. Porém, o sistema ainda apresenta instabilidades. O Facebook Messenger - aplicativo de mensangens instantâneas integrado à rede sociail - no entanto, funcionou normalmente.
Até o momento, a rede social com maior número de pessoas cadastradas ainda não explicou o motivo da falha.
Após viagem

EUA têm 1º caso de transmissão de zika por relação sexual de homem sem sintomas


Estadão Conteúdo
O homem, que mora em Maryland, foi para a República Dominicana, onde há um surto de zika / Foto: AFP
O homem, que mora em Maryland, foi para a República Dominicana, onde há um surto de zikaFoto: AFP
As autoridades de saúde dos EUA relataram nesta sexta-feira (26) o primeiro caso de vírus zika que foi transmitido através de relações sexuais por um homem sem sintomas da doença.

Nos casos anteriores de transmissão sexual, o vírus havia sido transmitido por alguém que em algum momento teve os sintomas.
O homem, que mora em Maryland, foi para a República Dominicana, onde há um surto de zika. Ele não ficou doente, mas sua parceira foi contaminada, após ter relações sexuais com ele. Ela está se recuperando.
Os médicos acreditam que este tipo de transmissão de alguém sem sintomas é extremamente rara e segundo eles, este caso não é razão suficiente para mudar os conselhos de saúde para os casais.
Epicentro

Número de mortos na Itália chega a 281; cidades sentiram novo tremor nesta sexta


Estadão Conteúdo
Nesta sexta-feira, a Itália declarou emergência nacional para as áreas afetadas / Foto: AFP
Nesta sexta-feira, a Itália declarou emergência nacional para as áreas afetadasFoto: AFP
Um forte tremor nesta sexta-feira (26) dificultou a busca por sobreviventes e corpos depois do devastador terremoto na quarta-feira que deixou ao menos 281 pessoas mortas em Amatrice, Pescara del Tronto e Accumoli, na Itália. O prefeito de Amatrice, a cidade mais atingida, se comprometeu a reconstruí-la a partir dos escombros.

O número de mortos terremoto de quarta-feira (24) subiu, uma vez que as equipes de resgate recuperaram mais corpos em Amatrice, uma cidade no centro da Itália, que perdeu 221 pessoas do total de 2 600 moradores.
Nesta sexta-feira, a Itália declarou emergência nacional para as áreas afetadas e o primeiro-ministro, Matteo Renzi, pediu um dia de luto no sábado, quando o primeiro funeral será realizado.
O prefeito de Amatrice, Sergio Pirozzi, fez um apelo por solidariedade e prometeu reconstruir a cidade onde agora há pouco mais do que detritos e entulho.
Um tremor de 4,7 graus na escala Richter atingiu novamente Amatrice na manhã desta sexta, sacudindo ainda mais os moradores. Não houve vítimas, mas o tremor enfraqueceu uma ponte que levava a apenas duas entradas restantes que levavam à cidade.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Colômbia

Após pedido de extradição, ex-ministro de Uribe é preso em Miami


AFP
Ex-ministro foi preso em Miami, Flórida / Foto: reprodução
Ex-ministro foi preso em Miami, FlóridaFoto: reprodução
O ex-ministro colombiano da Agricultura Andrés Felipe Arias foi preso nesta quarta-feira (24), na Flórida, devido a um pedido de extradição de Bogotá - informaram seus advogados depois de uma audiência em Miami.
Na sexta-feira (26), "será tomada uma decisão sobre sua custódia, para ver se estabelecem uma fiança", disse à AFP um de seus advogados, Hans Burgos, ao final de uma audiência diante da juíza Alicia Otazo-Reyes, do distrito sul da Flórida.
Agronegócio

Preços de alimentos podem subir por concorrência com mercado externo


Agência Brasil
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; o presidente interino Michel Temer; o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; e o ministro do STF Gilmar Mendes no lançamento do Plano Agro +, no Palácio do Planalto / Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; o presidente interino Michel Temer; o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; e o ministro do STF Gilmar Mendes no lançamento do Plano Agro +, no Palácio do PlanaltoFoto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Ao anunciar nesta quarta (24) um plano para desburocratização do agronegócio, o governo reconheceu que o eventual aumento da demanda externa por produtos brasileiros pode fazer com que as mercadorias fiquem mais caras para o consumidor no mercado interno. Apesar do risco, no entanto, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse que esse efeito seria menos danoso para a economia do que uma eventual inflação por falta de produtos, que o país pode enfrentar caso não elimine dificuldades no setor agropecuário.
Lançado nesta quarta-feira no Palácio do Planalto para reduzir a burocracia e dar mais condições para o agronegócio conquistar mercado no exterior, o Plano Agro + prevê medidas como a facilitação de inspeções em portos, regras mais simples para a rotulagem de produtos de origem animal e para a certificação fitossanitária, e até o aumento da temperatura estipulada para o congelamento de carne suína, o que pode levar a uma redução dos gastos com energia.

Trocar carne por frango

Segundo Maggi, os reflexos de uma maior participação dos produtos brasileiros no mercado internacional podem incluir a alta do preço desses produtos nas prateleiras dos supermercados brasileiros. É o caso, inclusive, da carne, que pode subir de preço no Brasil em consequência da recente abertura do mercado dos Estados Unidos para o comércio do produto in natura.
“A questão das carnes vai seguir o mesmo caminho. Se o Brasil quer ser um país aberto e participante do mercado internacional, em determinados momentos seremos penalizados. Não tenho dúvida disso. Mas em outros momentos seremos beneficiados”, ponderou.
Segundo o ministro, “a política já demonstrou que controle de preços não é um bom caminho para a sociedade andar”. Maggi, no entanto, diz que há outras saídas para o consumidor se esquivar de eventuais aumentos. “Se subir o preço da carne bovina, temos frango e suínos para fazer substituições. É nesse caminho que vamos deixar o mercado andar.”
Maggi diz não se preocupar com o efeito desses aumentos sobre os índices de inflação.
“Não tenho essa preocupação. O que preciso olhar é para o futuro. Por exemplo, nesse ano as margens dos produtores de frangos e suínos está muito ruim. Se eles olharem só o mercado desse ano, muito provavelmente disponibilizarão, no ano que vem, um alojamento menor de matrizes. Consequentemente, teríamos uma oferta menor de aves e suínos no futuro. Portanto, se não os estimularmos, ano que vem teremos oferta menor. Aí teremos uma inflação não por problemas de preços internacionais, mas uma inflação por falta de produtos”, argumentou.
*Colaborou Paulo Victor Chagas