sábado, 23 de abril de 2016

Da ficção científica para dentro do seu carro

Carros que estacionam sozinhos ou que são ligados por controle remoto.Quase tudo já é possível no mundo dos dispositivos eletrônicos
Painel dos carros modernos são verdadeiras cabines de comandos / Divulgação

Painel dos carros modernos são verdadeiras cabines de comandos

Divulgação

Sílvio Menezes
Editor de Veículos
Os carros vendidos no Brasil estão cada vez mais tecnológicos. E não estamos falando apenas daqueles modernos dispositivos de conectividade. Boa parte dessa inovação, na verdade, nem fica exposta. Ela está bem escondida e pode ser traduzida como melhorias dos equipamentos de segurança também. São aperfeiçoamentos que ajudam o veículo a frear mais rápido, a se manter na pista numa curva acentuada e por aí vai, mas há componentes que nascem para facilitar a vida dos motoristas e surpreendem porque parecem ter saído das telas do cinema. Quem tem uma conta bancária gorda pode ter um carro que estaciona só, que liga o motor à distancia por um botão na chave, que faz a temida baliza sozinho e até que fala com o motorista.
E não é preciso ir para países de primeiro mundo. Todos os equipamentos citados estão em automóveis vendidos em lojas do Recife. É bem verdade que alguns mecanismos já estão presentes nos veículos no exterior há anos. E outros até estão instalados em automóveis comercializados no Brasil faz um tempão, mas eles ainda são desconhecidos porque estão em modelos inacessíveis para o grande público, daí uma explicação para passarem despercebidos da maioria. Mas o JC selecionou alguns desses que podem ser vistos com certa frequência nas ruas e a gente nem sabe que ele tem tanta tecnologia.
Volkswagen Tiguan - Um equipamento revolucionário é o Park Assistance. Ficou conhecido do grande público na campanha do Volkswagen Tiguan, que mostrava o carro estacionando sozinho. Basta o condutor clicar num botão e passar pela vaga numa velocidade baixa. Se o espaço couber o carro, sensores dizem ao motorista que o automóvel cabe na vaga. O condutor precisa só seguir a orientação no painel de engatar a ré e a primeira marcha para estacionar. A manobra é automática. O dispositivo enrola a direção na maior precisão e não tem como dar errado. O Tiguan com esse equipamento parte de R$ 146.990. Hoje o sistema está em versões mais completas de carros concorrentes como Audi, Jeep Renegade e Ford.
Chevrolet Cruze - A Chevrolet, conhecida pelo conforto de seus carros, contabiliza excelentes inovações. Uma das mais conhecidas é a que permite o usuário ligar o motor à distância para o ar-condicionado ir gelando o ambiente enquanto o dono se aproxima. Um dos primeiros carros a usar isso no Brasil foi o Captiva, mas hoje aparece em outros veículos da marca e da concorrência. No GM Cruze, a mais recente novidade é o On Star, sistema que funciona como uma secretária particular 24 h. O motorista aperta um botão no retrovisor interno e, do outro lado da linha, um atendente fornece endereço de restaurante, telefone de hotel, lojas e até previsão do tempo, só para citar algumas situações. O Cruze começa em R$ 75 mil e vai a R$ 85 mil.
Fiat Toro - Das marcas mais famosas do Brasil, a Fiat é conhecida pela ousadia. Implantou no Uno o dispositivo start-stop, que desliga o motor para economizar combustível e deu um grande salto para um modelo popular. A recém-lançada picape Toro vem recheada de invenções dessas bem boas. Além de ligar o motor remotamente, dependendo da versão, tem ainda dispositivos só encontrados em carros mais caros da concorrência. E um de grande utilidade é o detector de radar, que está em vários modelos Fiat. Ele emite alerta sonoro e indica a velocidade máxima permitida naquela região para que o motorista não exceda o limite e, de quebra, não seja multado. A caminhonete é vendida a partir de R$ 77.800 e chega aos R$ 120 mil.

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Volvo XC90 - Referência em segurança, a Volvo (marca que vende carros a partir dos R$ 110 mil) tem veículo com airbag até para pedestre. Se o motorista atropelar alguém, a bolsa inflável dispara entre o capô e o para-brisa para reduzir danos na cabeça da vítima. E o maior representante da marca é o XC90, SUV repleto de sistemas que deixam de queixo no chão motorista e passageiros desavisados. O automóvel freia só, se detectar risco de colisão. Sensores mantêm o carro a uma distância segura do veículo à frente e para completamente, quando necessário. Nele, o motorista pode abrir o porta-malas passando apenas o pé por perto do escape. Tem ainda sensor que lê a faixas no chão e mantém o carro dentro para evitar a invasão da pista contrária se o condutor errar o traçado ou cochilar, por exemplo. Só muda de pista se o motorista ligar a seta, sem falar que estaciona só. O XC90 parte de R$ 330 mil e vai a R$ 383 mil.
Ford Fusion - A Ford é das grandes marcas que mais exploram a tecnologia. Os modelos de luxo da montadora norte-americana deixam até fabricantes de carros premium no bolso quando a questão é tecnologia e inovação. O leque é grande. Tem o Edge, o Focus e mesmo o sedã Fusion. Esse último retrata bem o pacote de bondades. O veículo tem sensores pra tudo que é lado. No retrovisor há um dispositivo para avisar que tem obstáculo ao lado. Uma luz acende ao perceber a aproximação de outro veículo. O alerta avisa até que o pneu precisa ser calibrado se houver variação de pressão. Estaciona só e pode ainda ser ligado à distância. E tem um grande aparato de segurança como o alerta de colisão. Ao perceber que o carro da frente reduz bruscamente ele emite uma luz de led no para-brisa e dispara um som para deixar o motorista atento. Nas concessionárias o carro custa a partir de R$ 112.400 e chega aos R$ 143 mil no completão.

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