quinta-feira, 26 de junho de 2014

ALEMANHA E EUA COM PROMESSA DE JOGO LIMPO


Publicado  por Alexandre Arditti
Amigos, Klinsmann e Low prometem jogo pegado, sem pensar no empate. Foto: ODD ANDERSEN FRANCISCO LEONG / AFP
Amigos, Klinsmann e Low prometem jogo pegado, sem pensar no empate. Foto: ODD ANDERSEN FRANCISCO LEONG / AFP
Um “jogo de compadres”. É dessa forma que muita gente vem se referindo à partida na Arena Pernambuco, nesta quinta-feira (26), às 13h, pela terceira rodada do Grupo G da Copa do Mundo. É que um empate colocará tanto Alemanha como Estados Unidos nas oitavas de final do Mundial, independente do resultado do outro confronto da chave, entre Portugal e Gana, no mesmo horário, em Brasília.


Outras coincidências corroboram para alimentar a tese do “jogo de compadres”. O treinador dos Estados Unidos, por exemplo, é o alemão Jürgen Klinsmann, ex-atacante campeão mundial em 1990 e que comandou a seleção germânica na Copa de 2006 – na ocasião, seu auxiliar-técnico era justamente Joaquim Löw, atual treinador da Alemanha. Os dois mantêm uma relação de amizade desde então.
 
]“Somos amigos há muito tempo, mas desde que a Copa iniciou evitamos nos falar. Depois que acabar, vamos voltar a conviver como antes. Amanhã (hoje), estaremos trabalhando pelo melhor de nossas equipes”, comentou Klinsmann. “Esse é um tema interessante para a mídia. Mas para mim trata-se de um jogo contra uma outra seleção e ponto final. Independente do resultado, não vai abalar a nossa amizade”, completou Löw.
A possibilidade de os dois times saírem classificados às oitavas de final com um empate foi o assunto que dominou as entrevistas coletivas, ontem, na Arena Pernambuco. Os treinadores e os jogadores foram taxativos ao refutar uma partida disputada em “ritmo amistoso” e prometeram equipes comprometidas com a vitória do início ao fim.
 
“Não queremos empatar. Acredito que será assim também do lado alemão. Os dois querem o primeiro lugar do grupo, para chegar na fase de mata-mata com o moral elevado. Vamos jogar para vencer”, prometeu Klinsmann. “Não há um pacto de que não vamos nos atacar. Não vamos abrir mão de nos arriscarmos em busca de uma vitória nessa partida. Nosso time se comporta assim”, rebateu Löw.
 
Alemanha e Estados Unidos somam quatro pontos, enquanto Portugal e Gana, um. Com um empate hoje, os alemães terminariam a primeira fase na liderança do Grupo G, uma vez que têm vantagem sobre os Estados Unidos no saldo de gols (4x1). Ainda existe a possibilidade de o derrotado na Arena Pernambuco passar às oitavas de final, mas aí dependeria que o outro jogo da chave terminasse empatado.
 
MEMÓRIA
 
Os rumores de que as duas seleções possam combinar um empate para se garantirem nas oitavas fez reviver um dos episódios mais vergonhosos da história do futebol alemão. Na Copa de 1982, na Espanha, a Alemanha venceu a Áustria por 1x0, eliminando a Argélia da 2ª fase. O gol saiu aos 10 minutos da etapa inicial e, depois disso, as duas equipes ficaram tocando bola sem se agredirem. “É grosseiramente antidesportivo quando existem pensamentos neste sentido”, reclamou o zagueiro alemão Mats Hummels. “Entraremos para vencer”, garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário