quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Seres vai punir servidores que compartilharam imagens de fuga dos presos


Imagens da fuga dos detentos tiveram repercussão internacional. Sindicância quer punir responsável por vazamento. Foto: JC Imagem
Imagens da fuga dos detentos tiveram repercussão internacional. Sindicância quer punir responsável por vazamento. Foto: JC Imagem
Os vídeos com imagens da fuga de detentos do Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo Prisional do Curado, ainda repercutem negativamente. Depois de as imagens serem amplamente divulgadas nas redes sociais e exibidas em alguns dos principais telejornais do mundo, a Secretaria Executiva de Resssocialização (Seres) decidiu fazer um verdadeiro “caça às bruxas”. Uma sindicância administrativa foi aberta para identificar e punir os servidores envolvidos na divulgação das imagens.
Em apenas uma semana, essa é a segunda portaria aberta pelo Governo do Estado com a mesma finalidade. A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) também abriu sindicância na semana passada. Informou, em comunicado interno, que um capitão da PM está sob investigação porque teria compartilhado em um grupo de WhatsApp imagens da câmera de monitoramento que captaram a fuga em massa de detentos.
Assinada pelo secretário Éden Vespaziano, a portaria da Seres afirma que há “necessidade de identificar possíveis servidores envolvidos e sanar tal prática (de divulgação de imagens)”. O secretário ainda pede rigor na apuração dos fatos e dá um prazo de 20 dias, podendo ser prorrogado, para a conclusão da sindicância.
FUGA
No último dia 23, dezenas de detentos conseguiram fugir do Presídio Frei Damião de Bozzanoapós a explosão de parte do muro que separa as guaritas de números 5 e 6. No dia, chegou-se a cogitar que cerca de 100 reeducandos escaparam, mas a Seres afirmou que teriam sido 40. No entanto, dias depois, voltou atrás e informou que iria refazer as contas. Os novos números oficiais ainda não foram divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário