Da ficção científica para dentro do seu carro
Carros que estacionam sozinhos ou que são ligados por controle remoto.Quase tudo já é possível no mundo dos dispositivos eletrônicos
Painel dos carros modernos são verdadeiras cabines de comandos
Divulgação
Sílvio Menezes
Editor de Veículos
Editor de Veículos
Os carros vendidos no Brasil estão cada vez mais tecnológicos. E não estamos falando apenas daqueles modernos dispositivos de conectividade. Boa parte dessa inovação, na verdade, nem fica exposta. Ela está bem escondida e pode ser traduzida como melhorias dos equipamentos de segurança também. São aperfeiçoamentos que ajudam o veículo a frear mais rápido, a se manter na pista numa curva acentuada e por aí vai, mas há componentes que nascem para facilitar a vida dos motoristas e surpreendem porque parecem ter saído das telas do cinema. Quem tem uma conta bancária gorda pode ter um carro que estaciona só, que liga o motor à distancia por um botão na chave, que faz a temida baliza sozinho e até que fala com o motorista.
E não é preciso ir para países de primeiro mundo. Todos os equipamentos citados estão em automóveis vendidos em lojas do Recife. É bem verdade que alguns mecanismos já estão presentes nos veículos no exterior há anos. E outros até estão instalados em automóveis comercializados no Brasil faz um tempão, mas eles ainda são desconhecidos porque estão em modelos inacessíveis para o grande público, daí uma explicação para passarem despercebidos da maioria. Mas o JC selecionou alguns desses que podem ser vistos com certa frequência nas ruas e a gente nem sabe que ele tem tanta tecnologia.
Volkswagen Tiguan - Um equipamento revolucionário é o Park Assistance. Ficou conhecido do grande público na campanha do Volkswagen Tiguan, que mostrava o carro estacionando sozinho. Basta o condutor clicar num botão e passar pela vaga numa velocidade baixa. Se o espaço couber o carro, sensores dizem ao motorista que o automóvel cabe na vaga. O condutor precisa só seguir a orientação no painel de engatar a ré e a primeira marcha para estacionar. A manobra é automática. O dispositivo enrola a direção na maior precisão e não tem como dar errado. O Tiguan com esse equipamento parte de R$ 146.990. Hoje o sistema está em versões mais completas de carros concorrentes como Audi, Jeep Renegade e Ford.
Chevrolet Cruze - A Chevrolet, conhecida pelo conforto de seus carros, contabiliza excelentes inovações. Uma das mais conhecidas é a que permite o usuário ligar o motor à distância para o ar-condicionado ir gelando o ambiente enquanto o dono se aproxima. Um dos primeiros carros a usar isso no Brasil foi o Captiva, mas hoje aparece em outros veículos da marca e da concorrência. No GM Cruze, a mais recente novidade é o On Star, sistema que funciona como uma secretária particular 24 h. O motorista aperta um botão no retrovisor interno e, do outro lado da linha, um atendente fornece endereço de restaurante, telefone de hotel, lojas e até previsão do tempo, só para citar algumas situações. O Cruze começa em R$ 75 mil e vai a R$ 85 mil.
Fiat Toro - Das marcas mais famosas do Brasil, a Fiat é conhecida pela ousadia. Implantou no Uno o dispositivo start-stop, que desliga o motor para economizar combustível e deu um grande salto para um modelo popular. A recém-lançada picape Toro vem recheada de invenções dessas bem boas. Além de ligar o motor remotamente, dependendo da versão, tem ainda dispositivos só encontrados em carros mais caros da concorrência. E um de grande utilidade é o detector de radar, que está em vários modelos Fiat. Ele emite alerta sonoro e indica a velocidade máxima permitida naquela região para que o motorista não exceda o limite e, de quebra, não seja multado. A caminhonete é vendida a partir de R$ 77.800 e chega aos R$ 120 mil.
GALERIA DE IMAGENS
Volkswagen Tiguan
Volvo XC90 - Referência em segurança, a Volvo (marca que vende carros a partir dos R$ 110 mil) tem veículo com airbag até para pedestre. Se o motorista atropelar alguém, a bolsa inflável dispara entre o capô e o para-brisa para reduzir danos na cabeça da vítima. E o maior representante da marca é o XC90, SUV repleto de sistemas que deixam de queixo no chão motorista e passageiros desavisados. O automóvel freia só, se detectar risco de colisão. Sensores mantêm o carro a uma distância segura do veículo à frente e para completamente, quando necessário. Nele, o motorista pode abrir o porta-malas passando apenas o pé por perto do escape. Tem ainda sensor que lê a faixas no chão e mantém o carro dentro para evitar a invasão da pista contrária se o condutor errar o traçado ou cochilar, por exemplo. Só muda de pista se o motorista ligar a seta, sem falar que estaciona só. O XC90 parte de R$ 330 mil e vai a R$ 383 mil.
Ford Fusion - A Ford é das grandes marcas que mais exploram a tecnologia. Os modelos de luxo da montadora norte-americana deixam até fabricantes de carros premium no bolso quando a questão é tecnologia e inovação. O leque é grande. Tem o Edge, o Focus e mesmo o sedã Fusion. Esse último retrata bem o pacote de bondades. O veículo tem sensores pra tudo que é lado. No retrovisor há um dispositivo para avisar que tem obstáculo ao lado. Uma luz acende ao perceber a aproximação de outro veículo. O alerta avisa até que o pneu precisa ser calibrado se houver variação de pressão. Estaciona só e pode ainda ser ligado à distância. E tem um grande aparato de segurança como o alerta de colisão. Ao perceber que o carro da frente reduz bruscamente ele emite uma luz de led no para-brisa e dispara um som para deixar o motorista atento. Nas concessionárias o carro custa a partir de R$ 112.400 e chega aos R$ 143 mil no completão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário