quarta-feira, 5 de março de 2014

CARNAVAL

Bacalhau e munguzá seguram a folia na Quarta-feira de Cinzas

Às 5h, começou a concentração do Munguzá de Zuza Miranda e Thaís. Já a saída do Bacalhau do Batata está marcada para 11h

Publicado em 05/03/2014



Do JC Online

 / Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

Apesar de ser tida como ingrata, a Quarta-feira de Cinzas (5) ainda tem atrações que não deixam a peteca do Carnaval cair. O famoso Bacalhau do Batata tem concentração no Alto da Sé, em Olinda, a partir das 9h e saída marcada para 11h. Entretanto, desde 5h de hoje, os foliões ocuparam a Sé para comer o Munguzá de Zuza Miranda e Thaís ao som de uma orquestra de frevo.
Às 11h, sai o bloco Bacalhau do Batata, tradicional folia realizada na Quarta-feira de Cinzas há 52 anos. Quem vai animar o bloco são os 40 músicos da Orquestra do Maestro Babá. O homenageado do Bacalhau 2014 é o cantor Reginaldo Rossi, que faleceu em dezembro do ano passado. Apesar da concentração estar marcada para as 9h, os foliões estão no Alto da Sé desde as 5h, tomando munguzá e brincando.
Zuza Miranda e Thaís prepararam mais de 2 mil litros de munguzá para o Carnaval deste ano. Por volta de 8h30, uma grande fila de foliões já se formava em frente à Catedral da Sé. Bonecos gigantes, passistas de frevo e brincantes brincam, enquanto esperam seu copo de munguzá.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda
Além da comida típica, o bloco organiza a Corrida dos Monstros, com premiação de R$ 100 para o primeiro colocado que subir a ladeira da Sé. "Eles que criaram esse nome de monstro e monstrinha, porque já beberam o Carnaval inteiro e hoje ainda conseguem correr. Eles batizaram e assim ficou", contou Zuza. O munguzá é feito há 19 anos.
Para os amantes do coco, no Portão do Gelo, em São Benedito, haverá apresentação de coquistas à tarde. À noite o ritmo predominante é o afoxé no Largo do Guadalupe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário