quarta-feira, 4 de novembro de 2015

HOMENAGEM

Recife anuncia os homenageados do Carnaval 2016

Clube Pão Duro, Maestro Forró e Maracatu Porto Rico serão celebrados no ciclo carnavalesco


Do JC Online

Maestro Forró disse que  se sente com uma grande responsabilidade

Maestro Forró disse que se sente com uma grande responsabilidade "Sobretudo ao lado de duas agremiações tão importantes para o nosso Carnaval"

Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem

O Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, Maestro Forró e o Maracatu Nação Porto Rico receberam nesta quarta-feira (4) o posto maior da folia recifense e são os grandes homenageados do Carnaval 2016. O anúncio foi realizado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB). 

Os três homenageados são grandes colaboradores para a divulgação e perpetuação da nossa cultura. Além disso, são figuras importantes dentro do contexto do Carnaval do Recife. O Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, fundado no bairro do Pina, atualmente sediado em São José, comemora no próximo ano o seu centenário de fundação. Assim como o Maracatu Nação Porto Rico, que é um dos mais antigos ainda em atividade no Recife, tendo já viajado por diversas partes do Brasil e da Europa. Já o Maestro Forró, levou para o Brasil e o Mundo o frevo da capital pernambucana, a potencialidade musical e a irreverência dos moradores da Bomba do Hemetério, na zona norte do Recife. 
O mestre e presidente do Maracatu Nação Porto Rico, Shacon Viana, disse que o sentimento é de vitória. “Passa um filme na cabeça com toda a nossa história, toda a resistência, todo esse legado que vai perpetuar por muitos e muitos anos. Completar 100 anos é muito importante e que venham mil anos e que nossos filhos e netos possam levar esse legado com muito carinho, respeito e dedicação fazendo com que essa história permaneça e fique para sempre". 
A Nação Porto Rico Tem como data oficial de criação o 7 de setembro de 1916, no  Sítio Palmeirinha, município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. Já conquistou diversos títulos, entre eles, o octacampeonato do Carnaval de Pernambuco em sua modalidade. À frente da agremiação está a Ialorixá Elda Viana, conhecida por Mãe Elda, a única Rainha viva, e tem como mestre Shacon Viana, filho da rainha. Suas cores são o verde e o vermelho em homenagem ao orixá patrono, Ogum. O maracatu já se apresentou em capitais como Sergipe, São Paulo e Bahia, além de países como Alemanha, Bélgica e Espanha. Já foi campeão quatro vezes do Concurso de Agremiações Carnavalescas do Recife, nos anos de 2001, 2002, 2004 e 2005, além de vice-campeão no Grupo Especial em 2006. Tem um CD gravado em 2003, com o título: “Maracatu Nação Porto Rico: no baque das ondas”.
Francisco Amâncio da Silva, o Maestro Forró, da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, disse que além de agradecido  se sente com uma grande responsabilidade. “Sobretudo ao lado de duas agremiações tão importantes para o nosso Carnaval, que é o Clube Carnavalesco Pão Duro e o Maracatu Nação Porto Rico. Tenho certeza de que no que depender dos grandes foliões, que é quem faz o nosso Carnaval, e no que depender da gente, os homenageados, e dos outros artistas recifenses e pernambucanos, o Carnaval do Recife vai bombar", disse. 
Para o presidente do Clube Pão Duro, José Levino Xavier, esse Carnaval vai ser ainda mais especial. "Estou feliz demais com a homenagem, nunca recebi uma homenagem assim. Éramos sete irmãos, Deus levou seis, ficou eu. O Carnaval vai ser especial no ano que vem, eu sou trabalhador e gosto muito do clube. Queria que tivesse meus irmãos, mas Deus não quis."
Fundado em 16 de março de 1916 por um grupo de rapazes, na Praia do Pina, a Troça Carnavalesca Pão Duro Só no Carnaval de 1917, mas foi em 8 de outubro de 1993 que ela passou para a categoria de Clube Carnavalesco Misto. Com estandarte nas cores vermelha e verde e músicas próprias.
Para o prefeito Geraldo Julio, os homenageados representam a tradição e a nova geração da nossa cultura. "O Maestro Forró representando a contemporaneidade da nossa cultura e do nosso Carnaval; e o Clube Carnavalesco Pão Duro e o Maracatu Nação Porto Rico, os dois centenários, são os homenageados do nosso Carnaval do Recife. Nessa homenagem, a Prefeitura é somente o mensageiro, o caminho, porque essa é uma homenagem do povo do Recife à tradição, à força, à cultura e ao talento desses artistas",disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário